TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Fundamentais Relacionados à forma de Estado, Organização e Racionalização do Poder

Por:   •  19/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  707 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

Princípios fundamentais relacionados à forma de Estado, organização e racionalização do poder:

A Constituição de República Federativa do Brasil, foi promulgada em 5 de outro de 1988 através da Assembleia Constituinte que era composta por deputados e senadores eleitos, eles escreveram e aprovaram a nova Constituição que também possuía o nome de Carta constitucional. A Constituição de 1988 é a sétima versão na história da República e é considerada o ponto mais alto de todo o processo de redemocratização brasileiro.

Desde 1891 que foi o ano da primeira constituição brasileira o Brasil já adotava o sistema de governo presidencialista. Na constituição de 1988 se manteve o mesmo regime que mais tarde se confirmou com um plebiscito em 1993 demonstrando a vontade popular. Analisando o Presidencialismo no Brasil, fica impossível negar que há uma evidente problemática, em apenas 30 anos dois presidentes já sofreram o processo de impeachment. Hoje, no Brasil, existem 35 partidos políticos segundo os dados do TSE, o que torna nosso Congresso Nacional fragmentado. Podemos dizer que, no Brasil, existe o Presidencialismo de Coalizão. Sendo assim, o Executivo precisa negociar com cada partido para que possa atingir uma ampla maioria dentro do Congresso, onde cada partido possui sua ideologia e suas próprias alianças políticas. Mesmo que eleito, o presidente dentro desta Coalizão fica refém do Congresso e não possui força suficiente para apurar grandes questões nacionais.

 A vontade da maioria das pessoas estava ligada a uma forma de governo republicana o que foi garantido no primeiro artigo da constituição federal “Art. 1 - A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito.” Ou seja , unicidade de nacionalidade, repartição de competências, repartição de Rendas, esfera de Competência Tributária que lhe garanta renda própria (P. Ex: IPI, ICMS, ISS), poder de Auto-organização Estadual, cabendo-lhe propor constituições estaduais vinculadas à constituição federal, união indissolúvel, representação senatorial (representação no senado), Órgão de Cúpula (no Brasil, o STF) e Intervenção Federal.

No brasil possuímos uma federação, que é uma união instituída entre Estados independentes para formar uma única entidade soberana, ou seja, os Estados passam a ter apenas autonomia, enquanto a federação se institui de soberania. Nas federações os estados possuem uma grande autonomia em relação ao governo central, inclusive na parte jurídica, administrativa e fiscal. No exercício de suas prerrogativas, elaboram e aprovam a sua própria constituição. No Brasil possuímos o Federalismo Cooperativo, nessa forma de federalismo, há uma tendência de equilibrar a distribuição de competências, de modo a propiciar a cooperação entre os federados no exercício de suas atribuições constitucionais, A importância dessa cooperação está na possibilidade de se reduzir os conflitos entre os diferentes sujeitos políticos

A Constituição de 1988 trouxe vários avanços importantes para o Brasil bem como o SUS (sistema único de saúde no país), voto facultativo para cidadãos entre e 17 anos, maior autonomia para os municípios, garantia de demarcação de terras indígenas, leis de proteção ao meio ambiente, fim da censura a emissoras de rádio, TV, filmes e etc. e redução do mandato presidencial de 5 para 4 anos.

Para a Racionalização do poder a constituição de 1988 está ligada com a separação do poder dividindo-o em três partes independentes e harmônicas entre si, como podemos ver no Artigo 2º da constituição “São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.” O Poder Executivo é exercido pelo Presidente da República juntamente com os Ministros que por ele são indicados, a eles competem os atos de chefia de Estado, quando exerce a titularidade das relações internacionais e de governo e também relações políticas e econômicas, o Poder Legislativo cabe legislar e fiscalizar, exerce também alguns controles como político-administrativo e o financeiro-orçamentário e o Poder Judiciário cabe a função jurisdicional que consiste na aplicação da lei a um caso concreto. A separação dos poderes está garantida no Art. 60. §4º como  Cláusula Pétrea ,além disso observando o Artigo 53. §1º “Os deputados e senadores desde a expedição do diploma serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal”. Podemos ver como o Poder Judiciário em relação ao Legislativo busca o equilíbrio entre os poderes para que nem um se sobreponha em relação aos outro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (71.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com