TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios gerais da deontologia forense

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.169 Palavras (5 Páginas)  •  11.417 Visualizações

Página 1 de 5

Os princípios gerais da deontologia forense

Além do princípio fundamental da deontologia forense, agir segundo a ciência e consciência, ainda existem os princípios gerais que funcionam como uma bussola, não só para o profissional do meio jurídico, mas para qualquer profissional.

No caso dos profissionais do meio jurídico, essa bussola é o Código de Ética e Disciplina da OAB, e a partir de sua leitura é possível perceber a presença dos princípios gerais da deontologia forense, os quais serão trabalhados logo a seguir.  

O princípio da conduta ilibada

O princípio da conduta ilibada não possui um conceito preciso, uma vez que que ele é mutável no tempo e no espaço, porém o cerne deste princípio consiste num comportamento sem máculas.

Mas não é apenas a boa conduta na vida profissional, e na vida pessoal, existe uma expectativa que o profissional do meio jurídico seja incorruptível. E que todos os advogados e juízes saibam todas as leis de cór.

Um exemplo recente deste princípio se deu com a discussão da ficha limpa, que tornaria obrigatória a conduta ilibada para candidatos políticos, mas acabou sendo frustrada por uma mudança de redação na lei.

Os princípios da dignidade e do decoro profissional

Os princípios da dignidade e do decoro profissional são princípios gerais, que assim como a conduta ilibada não possuem um conceito preciso. Sendo que esses dois princípios são mais facilmente identificados quando são desrespeitados na prática.

A dignidade na vida pessoal se reflete diretamente na vida profissional, e a dignidade no exercício da função acarreta o decoro à comunidade profissional, uma vez que cada conduta praticada pelo profissional, para o bem ou para o mal, afeta diretamente sua classe profissional.

O decoro é vulnerado, por exemplo, quando o profissional se apresenta mal vestido, faz uso de expressões vulgares ou chulas, ou ainda pela publicidade exagerada feita por escritórios e faculdades de direito.

Não obstante as dificuldades econômicas, os momentos sociais de crise financeira mundial, a mercantilização das relações humanas; O profissional da área jurídica deve manter a dignidade de sua profissão, não se submetendo a todo e qualquer tipo de procedimento mercantilista de venda ou divulgação de seus serviços.  

O princípio da correção profissional

O princípio da correção profissional preconiza que todos os profissionais ajam com transparência para com todos os personagens na cena jurídica e na prestação de seus serviços, nem busquem vantagens pelos cargos ou funções ocupados, tampouco se vangloriar. A correção profissional é exteriorizada por uma seriedade sem sisudez; Uma reserva, sem se tornar inacessível; E uma honestidade, nas relações profissionais, ainda que litigiosas, de forma que ele sempre atue no melhor interesse do trabalho e da justiça.

Cabe destacar que há um alto número de reclamações levadas aos órgãos correcionais das profissões jurídicas evidenciam um cenário preocupante de desrespeito à esse principio inerente ao ser humano.

O princípio do coleguismo

O princípio do coleguismo nas profissões jurídicas se origina do senso de identidade e comunidade, que todos os profissionais sentem pela similaridade das experiências passadas por todos, que seria principalmente, a faculdade de direito.

Este princípio estimula as práticas de comportamentos homogêneos com a finalidade de salvaguardar a classe profissional. O coleguismo não é a solidariedade, uma vez que ele se manifesta na prática profissional, quando, por exemplo, se substitui um colega doente ou se explica a um colega recém formado algum procedimento técnico muito complexo.

Um colega de profissão, mesmo sendo um adversário, deve ser respeitado e tratado com dignidade, uma vez que ele está imbuído dos mesmos ideais de todos os profissionais da área.

Atualmente, com a escalada no número de profissionais, e instituições de ensino, há um senso de competição que fragiliza este princípio.

O Princípio da diligência

Pelo princípio da diligência é exigido do profissional  uma eficiência na execução de suas funções, e que ele mantenha uma educação além de sua formação, a fim de se atualizar com os novos procedimentos técnicos que vão sendo criados.

Tendo em vista as constantes modificações na legislação, todo profissional do meio jurídico, sobretudo o advogado, manter-se em sintonia com o crescimento e a evolução dos conhecimentos jurídicos; Não se pode conceber que os profissionais da área jurídica se afastem da leitura e do acompanhamento das mudanças legislativas. Essa é uma necessidade para uma atuação técnica hábil a fim de extrair resultados palpáveis e condizentes com a função desempenhada pelo profissional.  

O dever de diligência também exige que a prestação de serviços seja ágil, afiada, célere, e acima de tudo, isonômica. Devendo o profissional exercer os seus serviços com o mesmo empenho independente de quem quer que seja seu cliente, plebeu ou nobre.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com