TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profetas Biblicos

Monografias: Profetas Biblicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  2.763 Palavras (12 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 12

INTRODUÇÃO

Este trabalho sobre os profetas do Antigo Testamento, tem como objetivo nos levar a entender o contexto histórico dos profetas maiores e menores, mostrando quem eles eram, o que faziam, onde moravam e profetizavam, e por que eles faziam o que faziam, e para que ou para quem e ainda para onde eles iam e profetizavam.

Isso para nos dar uma visão maior, das mensagens que eles transmitiam, em seus respectivos contextos, podendo assim expor de maneira clara e objetiva, esta mensagem aos nossos ouvintes.

Assim teremos condições de tirar do texto a mensagem real, e aplicá-la no contexto em que vivemos, levando as igrejas onde lideramos a entenderem o que Deus está dizendo nos dias de hoje, através destas mensagens que foram transmitidas por estes profetas há tanto tempo.

OS QUATRO PROFETAS MAIORES.

1- Isaías

1-I. Quem era Isaías? Era Profeta, filho de Amós, era contemporâneo dos seguintes reis de Judá, Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. Seu ministério foi de cerca 47 anos, foi autor do livro que leva o seu nome, ele também é chamado de profeta evangelista, ele é mencionado 22 vezes no NT, seu nome significa (Salvação de Javé).

1. II- O que ele fez? Profetizou em Jerusalém e Judá, num período muito difícil onde o povo era muito desobediente, ele ensinava que Deus é poderoso e exige santidade do seu povo. Alertou o povo quanto à ameaça dos Assírios, profetizou sobre a humilhação do cativeiro, e também trouxe conselhos que serviria para o povo no retorno do cativeiro.

Falou do messias que viria para salvar o povo.

1- III. De onde ele era? De Jerusalém.

1-IV. Porque ele fez o que fez? Por ser temente a Deus, e exercia seu ministério com firmeza, e intrepidez, vivia sua espiritualidade reverenciando somente o santo de Israel.

1-V. Para quem ele profetizou? Para os moradores de Jerusalém e o povo de Judá.

2- Jeremias

2- I. Quem era Jeremias? Profeta, nascido em família de sacerdotes, filho de Hilquias.

2- II. O que ele fez? Profetizou 40 anos, no reino do sul, chorou a morte de Josias, seus contemporâneos foram os reis, Josias, Jeoacaz, Jeoaiquim, Joaquim e Zedequias, seu nome significa, (elevado por javé)

2- III. De onde ele era e onde ele profetizou? Da cidade de Anatote, na terra de Benjamim e profetizou em Jerusalém.

2- IV Porque ele foi preso? Porque as autoridades não recebiam suas mensagens, ele foi rejeitado, perseguido, preso e jogado em uma cisterna.

2-V. Para onde ele foi? Para Jerusalém, Jeremias estava lá quando os caldeus a invadiram, mas estes sendo bondosos deram a ele o direito de escolher a cidade que iria, ele escolheu a cidade de Mispa na Judéia. Nesta cidade reinava Gedaias, que tendo morrido assumiu no seu lugar Joana, que recusou ouvir a mensagem do profeta levando o ao Egito, juntamente com Baruque e ali provavelmente foi onde ele morreu.

3- Ezequiel

3-I. Quem era Ezequiel? Profeta e sacerdote, filho de um sacerdote chamado Buzi da terra dos Caldeus, (Ez. 1-3), foi um dos exilados, e provavelmente levado cativo junto com Joaquim rei de Judá (Ez. 1-2, 2Rs. 24.16 a 18 ) contemporâneo de Daniel, Jeremias, seu nome significa, (Deus é fortaleza).

3-II. O que ele fez? Transmitiu as visões vindas de Deus, ao povo de Israel que estavam exilados, ensinou que a responsabilidade pelos pecados é individual, também ensinava que Deus exige adoração exclusiva.

3-III. Onde ele profetizou? Em Tel-Abibe, junto ao Rio Quebar.

3-IV. Porque ele fez o que fez? Porque foi escolhido por Deus, sendo fiel a palavra que recebeu de Deus através de visões, isso lhe deu um lugar de destaque entre o povo.

3-V. Para onde ele foi levado? Para a Babilônia, e se estabeleceu as margens do rio Quedar em Tel-Abibe, na terra dos Caldeus, e profetizou para os israelitas exilados.

4- Daniel

4-I. Quem era Daniel? Um dos quatro profetas maiores, era descendente de uma família de nobres de Judá (Dn 1: 3), nasceu provavelmente em Jerusalém e era contemporâneo de Ezequiel. Seu nome significa ( Deus é meu juízo)

4-II. O que ele fez? Rejeitou a comida sacrificada do rei, interpretou sonhos, foi colocado como governador da província da Babilônia. Ele não deixou de adorar a Deus mesmo sendo sujeito a cova dos leões, intercedeu pelos judeus (Dn 9), teve varias visões proféticas dadas por Deus que trouxeram ao povo de Israel um a esperança de um futuro glorioso e viu o povo retornar para Jerusalém. Daniel foi um profeta escatológico.

4-II. Onde nasceu ? Nasceu em Jerusalém.

4-IV. Porque fez o que fez? Porque decidiu não se contaminar com todas com as praticas pagãs da babilônia, nem deixou subir em sua cabeça o poder que adquiriu como governador, mas manteve se fiel a Deus sendo temente e obediente, utilizando de sua sabedoria para cumprir como profeta os designos de Deus.

4-V. Para onde ele foi? O palácio de Nabucodonosor na Babilônia, para servir ao rei, se destacou, pois era temente a Deus e Deus estava com ele, foi jogado na cova dos leões, mas Deus o livrou então se tornou governador.

OS DOZE PROFETAS MENORES.

1- Oseías

1-I. Quem era Oseías? Profeta filho de Beeri, contemporâneo dos reis Uzias, Jotão,

Acaz e Ezequias reis de Judá e Jeroboão II rei de Israel. Seu nome significa (salvação)

1-II. O que ele fez? Anunciou a mensagem de Deus ao povo de Israel, casou com uma prostituta chamada Gomer, e teve filhos com ela, que tiveram os nome de Jezreel, Desfavorecida e Não-Meu Povo.

1-III. Onde profetizou? Em Israel, sua mensagem era principalmente para o reino do norte.

1-IV. Porque ele fez o que fez? Para mostrar a idolatria e prostituição de Israel, devido a sua imoralidade e adoração de outros deuses, mostrando que existia um relacionamento de fidelidade da parte de Deus, mas de infidelidade da parte do povo.

1-V. Para quem ele profetizou? Para o povo de Israel.

2- Joel

2-I. Quem era Joel? Profeta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com