TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário Avaliativo Forma Consensuais de Conflito

Por:   •  23/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.327 Palavras (6 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 6

Qual é a finalidade do estudo da ciência política? *

A ciência política é o campo das ciências sociais que estuda as estruturas que moldam as regras de convívio entre as pessoas em agrupamentos. A ciência política dedica-se a entender e moldar as noções de Estado, governo e organização política, e pode estudar também outras instituições que interferem direta ou indiretamente na organização política, como ONGs, Igreja, empresas etc. Alguns teóricos restringem o objeto de estudo da ciência política ao Estado, outros defendem que o seu objeto é mais amplo, sendo o poder, em geral, aquilo que deve ser estudado por essa área.

Em poucas palavras, qual foi a contribuição de filósofos como Montesquieu e Voltaire para a ciência política? *

No século XVIII, os teóricos do iluminismo francês, filósofos como Montesquieu e Voltaire, foram responsáveis por uma renovação nas teorias políticas, defendendo uma noção de Estado mais justa, que expandisse a cidadania a um maior número de pessoas. São dessa época a defesa das liberdades individuais e a noção de tripartição do poder político dentro de um Estado democrático (ideia criada por Montesquieu).

Qual a importância de se estudar os mecanismos de poder? *

Entender o poder é necessário para que haja avanço nas instituições políticas e para que se evitem os abusos de poder perpetrados pelo Estado, por governos ou por instituições financeiras.

Sobre a economia política, em que consiste o processo econômico? *

O processo econômico ou, o processo de geração de riqueza,  implica a produção, a distribuição, o consumo e o acúmulo de bens materiais que atendem às diversas demandas do ser humano.

Adam Smith propõe dois objetivos distintos à economia política. Quais são? *

Para  ADAM SMITH"A economia política, considerada como ramo da ciência do estadista ou legislador, propõe dois objetivos distintos: primeiro, proporcionar uma renda abundante, ou subsistência para o povo, ou, mais propriamente, permitir-lhe proporcionar uma tal renda ou subsistência para ele mesmo; e segundo, suprir o estado, ou comunidade, com uma renda suficiente para os serviços públicos. Propõe-se a enriquecer o povo e o soberano", este último, hodiernamente, visto como o próprio Estado.

Qual é a preocupação de John Stuart Mill com a riqueza? *

Ele se preocupava com a produção e distribuição de riqueza, como seria dado a produção e distribuição de forma justa .

Sua resposta

 

Esta pergunta é obrigatória

Disserte sobre as características do estado absolutista, do feudalismo e do estado liberal. *

Sua resposta

Estado absolutista é um regime político surgido no fim da Idade Média. Também chamado de Absolutismo se caracteriza por concentrar o poder e autoridade no rei e de poucos colaboradores.

Feudalismo foi o sistema socioeconômico que prevaleceu na Idade Média, mas chegou a sobreviver em algumas regiões da Europa também na Idade Moderna. O feudalismo foi um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política.

Estado liberal se caracteriza pela valorização da autonomia e na proteção dos direitos dos indivíduos, de modo a lhes garantir a liberdade de fazer o que desejarem desde que tais ações não violem o direito dos outros. ... De modo econômico, o Estado liberal é resultado direto dos interesses da burguesia.

Explique os elementos constitutivos do Estado, quais sejam, POVO, TERRITÓRIO, SOBERANIA e FINALIDADE. *

Povo

 O conceito básico de povo (concepção jurídica) pode ser entendido com o somatório de todos os cidadãos do Estado presentes no território pátrio e no exterior (soma de todos os nacionais, independentemente de sua exata localização espaço-temporal).

Território

O território é a base física, o âmbito geográfico do Estado, onde ocorre a validade da sua ordem jurídica, conforme definiu Hans Kelsen.

O território do Estado inclui o solo, o subsolo, as ilhas marítimas, as ilhas fluviais e lacustres, a plataforma continental, o mar territorial , o espaço aéreo e os mares interiores.

Soberania,

Em termos objetivos, se traduz através de um conceito extremamente complexo em duas diferentes classes gramaticais, sentido material (substantivo) é o poder que tem a coletividade humana (povo) de se organizar jurídica e politicamente (forjando, em última análise, o próprio Estado) e de fazer valer no seu território a universalidade de suas decisões. No aspecto adjetivo, por sua vez, a soberania se exterioriza conceitualmente como a qualidade suprema do poder, inerente ao Estado, como Nação política e juridicamente organizada.

finalidade: preservação da paz e da justiça, defesa e segurança comum e todas as comodidades da vida para o povo, É a dimensão teleológica do Estado. Consiste nos fins ou objetivos do Estado. Os fins do Estado e os princípios do Estado estão estreitamente ligados.

Sua resposta

Quais são as principais características de um estado com a finalidade: a) expansiva; b) limitada; c) relativa ? *

  1. Fins expansivos pode-se afirmar que a gama de finalidades do Estado seria tamanha que, fatalmente a busca por sua plena realização acabaria por anular os fins individuais em si mesmo, ou seja, o indivíduo deixaria de ser considerado como elemento constitutivo do Estado, passando apenas a existir a coletividade
  2.  Fins limitados, fala-se em uma atuação mínima do Estado na convivência humana e nas relações sociais. Proibi-se veementemente a intervenção do ente estatal na vida dos homens, nas atividades rotineiras, sobretudo na economia; nasce aqui a idéia do Estado Liberal. Este teria por principal função apenas zelar pela paz social, fazendo prevalecer a ordem pública, coibindo todo e qualquer ato atentatório à segurança individual dos membros da sociedade.
  3. Fins relativos, cabe falar em uma teoria solidarista. Por essa corrente doutrinária, entende-se como sendo fundamental ao pleno desenvolvimento da sociedade a equidade dos indivíduos entre si e ainda, desses com relação ao próprio Estado. O núcleo desta corrente está no fato de que os indivíduos são os responsáveis pela formação da cultura geral, que vigerá em toda a sociedade; não o Estado. Este foi criado para servir ao homem, restando ao poder público zelar por este patamar de igualdade entre os membros da sociedade. Importante ressaltarmos que quando se fala em igualdade não se quer dizer apenas no âmbito jurídico e no exercício dos direitos políticos e civis, mas também no que concerne ao estágio inicial da vida de todo cidadão

Sua resposta

Disserte sobre os fatores reais de poder assim entendidos por Ferdinand Lassale e a influência deles do exercício do poder de estado, *

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (494.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com