TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questionário NP2

Ensaio: Questionário NP2. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Ensaio  •  2.212 Palavras (9 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 9

QUESTIONÁRIO NP2

1. Discorra sobre o que você entende de alteração do contrato de trabalho, incluindo em sua resposta a alteração no que se refere à transferência de empregados. Diferencie, também, remoção e transferência.

2. O que você entende por equiparação salarial? Responda o questionamento apontando as características deste instituto jurídico.

3. É lícito ao empregador efetuar quaisquer descontos no salário do empregado? Justifique sua resposta.

4.O que você entende por prorrogação da jornada de trabalho? Justifique sua resposta e aponte quais as espécies de prorrogação de jornada admitidas pelo ordenamento jurídico brasileiro.

5. Estabeleça as diferenças entre intervalo inter e intrajornada.

6. Quando é devido aos trabalhadores urbanos o adicional noturno?

7. Estabeleça as diferenças entre período aquisitivo e concessivo de férias.

8.O que é abono de férias? É possível a realização deste na jornada por tempo parcial de trabalho? Justifique sua resposta.

9. Com suas palavras defina o que seria aviso prévio, bem como todos os institutos relacionados a este.

10. É possível a demissão por justa causa de empregado que não utiliza EPI? E quanto aos empregados que são condenados judicialmente sem que sejam presos? Discorra sobre ambas as hipóteses.

Boa Sorte!

CAPiTULO 5

Compreender a Psicanálise significa percorrer novamen¬te o trajeto pessoal de Freud, desde a origem dessa ciência e durante grande parte de seu desenvolvimento. A relação entre autor e obra torna-se mais significativa quando descobrimos que grande parte de sua produção foi baseada em experiências pes¬soais, transcritas com rigor em várias de suas obras, como A in¬terpretação dos sonhos e A psicopatologia da vida cotidiana, den¬tre outras.

Compreender a Psicanálise significa, também, repetir, no nível pessoal, a experiência inaugural de Freud e buscar "des¬cobrir" as regiões obscuras da vida psíquica, vencendo as resis¬tências interiores, pois, se ela foi realizada por Freud, "não é uma aquisição definitiva da humanidade, mas tem que ser reali¬zada de novo por cada paciente e por cada psicanalista"2.

A PSICANÁLISE

"Se fosse preciso concentrar numa palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente"l.

SIGMUND FREUD

s teorias científicas surgem influenciadas pelas condições da vi¬da social, nos seus aspectos econômicos, políticos, culturais etc. São produtos históricos criados por homens concretos, que vi¬vem o seu tempo e contribuem ou alteram, radicalmente, o de¬senvolvimento da Ciência.

Sigmund Freud (1856-1939) foi um médico vienense que alterou, radicalmente, o modo de pensar a vida psíquica. Sua contribuição é comparável à de Karl Marx na compreensão dos processos históricos e sociais. Freud ousou colocar os "proces¬sos misteriosos" do psiquismo, suas "regiões obscuras", isto é, as fantasias, os sonhos, os esquecimentos, a interioridade do ho¬mem, como problemas científicos. A investigação sistemática des¬ses problemas levou Freud à criação da Psicanálise.

O termo psicanálise é usado para se referir a uma teoria, a um método de investigação e a uma prática profissional. En-quanto teoria, caracteriza-se por um conjunto de conhecimen¬tos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Freud publicou uma extensa obra, durante toda a sua vida, relatando suas descobertas e formulando leis gerais sobre a estrutura e o funcionamento da psique humana. A Psicanálise, enquanto mé-todo de investigação, caracteriza-se pelo método interpretati¬vo, que busca o significado oculto daquilo que é manifesto atra¬vés de ações e palavras ou através das produções imaginárias, como os sonhos, os delírios, as associações livres. A prática pro¬fissional refere-se à forma de tratamento psicológico (a análi¬se), que visa a cura ou o autoconhecimento.

Sigmund Freud ¬o fundador

da Psicanálise

A GESTAÇÃO DA PSICANÁLlSE

Freud formou-se em Medicina na Universidade de Viena, em 1881, e especializou-se em Psiquiatria. Trabalhou algum tem¬po em um laboratório de Fisiologia e deu aulas de Neuropatolo¬gia no instituto onde trabalhava. Por dificuldades financeiras, não pôde dedicar-se integralmente à vida acadêmica e de pes¬quisador.

1. .J. Laplanche e J.-B. Pontalis. Vocabulário da Psicanálise. p. 307

2.R. Mezan.. Freud: A trama dos conceitos. p. 35

67

Estas idéias e

sentimentos

foram

reprimidos e

substituídos

pelos sintomas.

Esta liberação de afetos leva

à eliminação

dos sintomas.

(jH

Começou então a clinicar, atendendo pessoas acome¬tidas de "problemas nervosos". Obteve, ao final da residência médica, uma bolsa de estudo para Paris, onde trabalhou com Jean Charcot, psiquiatra francês que tratava as histerias com hip¬nose. Em 1886, retornou a Viena e voltou a clinicar, e seu prin¬cipal instrumento de trabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica.

Em Viena, o contato de Freud com Josef Breuer, médico e cientista, também foi importante para a continuidade das in-vestigações. Nesse sentido, o caso de uma paciente de Breuer foi significativo. Ana O. apresentava um conjunto de sintomas que a fazia sofrer, isto é, distúrbios somáticos que produziam paralisia com contratura muscular, inibições e dificuldades de pensamento. Esses sintomas tiveram origem no período em que ela cuidara do pai enfermo. No período em que cumprira essa tarefa, ela havia tido pensamentos e afetos que se referiam a um desejo de que o pai morresse. Estas idéias e sentimentos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com