TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questoes resolvidas sobre ética

Por:   •  9/9/2017  •  Relatório de pesquisa  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 4

Aluna: Gislâine Interaminense

Questões


1. Como você definiria ética etimologicamente? Como Aristóteles a classifica?

R- É um conjunto de valores, costumes e hábitos de uma sociedade.  Aristóteles dividiu a Filosofia em três partes: a lógica, a física e a ética. Sendo a ética para ele o estudo do conjunto do conhecimento acerca das atividades morais do Homem. Sendo o principal tema da ética de para ele, a delimitação do bem e qual seu significado para o homem.


2. Dê exemplos de alteração da ética vigente na história humana.

R- Ao passar do tempo, a ética se modifica um exemplo deste fato é ver uma placa em uma praia no inicio do século passado escrito “Proibido uso de biquínis”, e essa mesma placa vista na contemporaneidade, se é seria proibido o uso de pouca roupa ou se refere a uma praia de nudez. Este exemplo mostra que o costume e valores da época são o que designam a ética.


3. Quais as consequências da ética não ser uma tabela pronta? Exemplifique.

R-  Os valores morais desta podem ficar defasados com o passar do tempo perdendo sua validade. Um exemplo disto é que em  um período de rivalidade como em guerras, matar alguém é um ato compreensível e até mesmo heroico, mas em um momento de paz este é considerado um ato mal visto e até mesmo imperdoável. Mostrando assim que a ética é composta de vários aspectos desde morais á históricos

 4. O que liberdade e diálogo tem a ver com “verdades prontas”? Exemplifique.

R- Se vivêssemos apenas com verdades prontas, perderíamos instantaneamente o sentido dos diálogos e nossa liberdade de poder escolher o caminho a seguir .


5. Somos livres para definir nossas escolhas? Sim, não, depende? Explique. Elabore uma breve lista com cinco valores, hierarquizados de 1 a 5, conforme sua escolha pessoal        

R- Cada pessoa pode estabelecer a sua própria escala de valores. Assim cada sujeito tem sua visão de quais e o que são seus valores. Um religioso tem seu conceito do que é sagrado ou profano, divino ou demoníaco. Cada individuo tem seu conceito do que é bom ou mau fazer, justo ou injusto. Há o valor estético, onde cada um tem sua opinião sobre o que é ou não de beleza superior. Os valores Vitais que mostram e de determinam quem é forte ou fraco. E o valor útil onde cada ser tem a concepção de que algo é caro ou não pra ele.


6. Por que as escolhas estão acompanhadas de angústia e contextualidade? Exemplifique.

R- O mundo de escolhas permite que o homem faça sua história de modo diferente, aprenda e inove sua conduta, numa direção que conspire a favor da condição humana com maior propriedade, por isso torna-se angustiante, por que a escolha a ser feita pode determinar desaprovações no convívio em que se vive e mudanças importantes.


8. Não nascemos prontos, podemos fazer diferente. Escolha uma letra de música que evidencie esta afirmação.

R- O Homem Que Não Tinha Nada (Projota part. Negra Li)

 “O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei

Ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar

O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei

Ninguém nasce sabendo então me deixe tentar”


9. Pesquise sobre o caso Eichmann, estudado por Hanna Arendt, e as explicações dadas pelo representante da SS, no Tribunal de Jerusalém. Diga o que você pensa sobre as alegações de Eichmann e a justificativa para seu comportamento, durante a guerra.

R- O livro, não é uma análise sobre o nazismo ou mesmo sobre o Holocausto. E sim uma análise sobre o julgamento e o acusado de Eichmann que  foi responsável juntos com outros pela execução de milhares de judeus nos campos de concentração no vigorar do regime Nazista no meio do século XX, colocando o assassinato como algo corriqueiro e natural ao ser, um impulso que há na humanidade social. Ele foi preso no fim de 1960 em Buenos Aires por uma equipe de agentes israelitas, e foi julgado em 1961 por um tribunal constituído em Israel, no qual estava presente a filósofa Hannah Arend. Segundo ela, Eichman teria “cometido seus atos sem ter consciência e sem mesmo ser antissemita virulento.” O que é correto em vários casos relacionados ao nazismo.  Em uma entrevista, Eichmann afirmou que não  recebeu ordens, que se assim fosse ele teria sido um imbecil e que na verdade era um idealista.  E  em muitos momentos sua obra, Arend demonstrou a revolta pelo julgamento tendencioso pelo qual o personagem passara, tendo por base o que os judeus sofreram, e não o que efetivamente ele fez. Hannah nos dá comparações para vivermos e coordenarmos nossa vida e mostra temas relevantes e até mesmo polêmicos atualmente , como  política, a autoridade, o totalitarismo, a educação, a condição laboral, a violência e a condição feminina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (175.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com