TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 3 O ambiente organizacional questões resolvidas

Por:   •  28/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 3

Boa tarde prof. Bizuca

Atividades referentes ao capítulo 3

Aluna: Mariana Faria Mendes

ADM 1º PERÍODO

1 - Independentemente do tipo de organização, o ambiente é uma força poderosa com impacto no sucesso ou no insucesso delas. Cabe aos administradores monitorarem e analisarem o ambiente organizacional para detectar potenciais oportunidades e ameaças para sua organização, sejam elas externas ou internas. Eu concordo mais com a teoria simbólica, pois creio que alguns atos do administrador ficam limitados por ele não ter controle sobre as forças ambientais que afetam a organização.

2 - Ambiente organizacional é um conjunto de forças, tendências e instituições, tanto externas como internas a organização, que tem potencial para influenciar seu desempenho. A teoria dos sistemas teve o mérito de diluir as dronteiras da organização e chamar atenção pela interdependência mútua organização-ambiente.

3 - Cultura organizacional é um sistema de valores e significados compartilhados pelos membros da organização, transmitidos por meio de histórias, símbolos, linguagem, entre outros, que diferenciam uma organização da outra. A cultura organizacional é importante pois as organizações que tem conhecimento cultural pode ter bom ou mau desempenho, serve de apoio a adaptação da organização ao ambiente externo e a integração eficaz dos processos internos. Ela pode ser dissernida por histórias, rituais, símbolos e slogans.

4 - A cultura operacional pode ser transmitida para seus os membros de uma empresa da forma que é descoberta e exercida pela organização.

5 - Os fatores que constituem o ambiente contextual  e como eles inflenciam uma organizaçao é:

- Fatores demográficos: eles afetam o tamanho do mercado, a composição e a oferta da força de trabalho, assim como as características dos clientes, oque, naturalmente, influencia os produtos ou serviços que a empresa pode oferecer.

- Fatores socioculturais: ela afeta o comportamento e as atitudes dos consumidores e trabalhadores

- Fatores político-legais: o governo intervêm de forma direta e indireta na vida econômica e social, influenciando o rumo das empresas por meio de leis e tributos que: 1)impulsionam ou inibem os investimentos e as barreiras a entrada e a saída de empresas em determinados setores; 2) liberalizam ou não a gestão das relações de trabalho; 3) regulam as relações com os consumidores e os usuários dos produtos e serviços oferecidos por uma empresa; 4) obrigam as empresas a tomar medidas de proteção ao meio ambiente, de segurança, trabalho, etc.

6 - Os elementos do ambiente operacional são:

- Clientes

- Fornecedores

- Concorrentes

- Intituições financeiras

- Meios de comunicação social

- Grupos de interesses especiais

Não concordo que os clientes sejam o mais importante,acho que todos os elementos juntos formam uma massa consistente de casos a serem levados em conta. Um sozinho apenas não pode ser discutido.

7 - Uma empresa operacional é criada visando o lucro, enquanto uma ONG é criada com objetivos contrários, sem fins lucrativos, desenvolvidas para políticas sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (35.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com