TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE VIAGEM

Por:   •  26/5/2018  •  Seminário  •  1.284 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

FACULDADE EVOLUÇÃO ALTO OESTE POTIGUAR

BACHARELADO EM DIREITO

DIREITO AMBIENTAL

FERNANDO HENRIQUE FERNANDES DE LIMA

RELATÓRIO DE VIAGEM A CIDADE DE MARTINS – RN

NO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2017.

Pau dos Ferros – RN

2017


FERNANDO HENRIQUE FERNANDES DE LIMA

RELATÓRIO DE VIAGEM A CIDADE DE MARTINS – RN

NO DIA 23 DE SETEMBRO DE 2017.

Relatório de viagem a cidade de Martins – RN, disciplina de Direito Ambiental do Curso de Direito da Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar - FACEP.

Prof. Mestre Allan Reymberg Souza Raulino  

Pau dos Ferros – RN

2017

INTRODUÇÃO

A cidade de Martins é um município brasileiro que localiza-se no interior do estado do Rio grande do norte, na mesorregião do Oeste Potiguar, distante da capital Natal, 380 km. Com uma área territorial de 169 quilômetros quadrados, sua população no censo de 2010 era de 8 228 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A cidade de Martins foi emancipada em 1841 de Portalegre, com a denominação de Maioridade, em alusão ao Golpe da Maioridade, ocorrido no ano anterior. Durou 6 anos e a denominação foi alterada para Imperatriz, tornando-se em 1890, definitivamente Martins, homenageando o fundador Francisco Martins de Roriz, fundador da capela de Nossa Senhora da Conceição, hoje igreja do Rosário.

A cidade é um dos pricipais destinos turisticos no interior potiguar, e se destaca no turismo de aventura, abrigando a segunda maior caverna em mármore do Brasil, a Casa de Pedra,  que foi nossa primeira visita, depois o Grupo Escolar Almino Afonso que guarda em seu interior no Museu Cultural Cel. Demétrio Lemos um acervo rico de obras literárias, estatuetas e móveis, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição e sua imaginária sacra, considerada uma das mais antigas da diocese de Mossoró e a Capela de Nossa Senhora do Rósario, uma das primeiras construções da cidade.

CASA DE PEDRA

É no alto da Serra de Martins – Rn que vemos o cenário dessa montanha, considerada a segunda maior caverna em marmóre do Brasil, um brilho acinzentado da pedras formando todo cenário. Contamos com a ajuda do Secretário de Turismo Júnior Carvalho que nos ajudou e mostrou pontos relevantes e históricos, nos mostrou também a importancia que é a caverna para a cidade de Martins e como tem atraido turistas de todo Brasil, visto que a cidade de Martins – RN é um dos pontos principais do Rio Grande do Norte no requisito turistico. Percebemos que a falta de sensibilidade de alguns visitantes, aliada a falta de fiscalização e acompanhamento ambiental na aréa, prejudica e muito esse ecossistema, o acúmulo  de lixo e a grande quantidade de pichações na caverna é revoltante. A cada ano esse patrimônio vem sendo destruído, prejudicando o meio ambiente, a Prefeitura tem tomado medidas de preservação e fiscalização constante na Casa de Pedra, mesmo assim não impede dos vandalos a pratica abusiva.

[pic 2]                       [pic 3]

   Parte externa da caverna                                     Parte interna da caverna

                       

[pic 4]            [pic 5]

Placa expositiva da Casa de Pedra e Coluna de estalagmite no centro                                 caverna

 [pic 6]           [pic 7]

Entrada da Casa de Pedra e árvore dentro das formações rochosas da caverna

GRUPO ESCOLAR ALMINO AFONSO E MUSEU CULTURAL DEMÉTRIO LEMOS

O Grupo Escolar Almino Afonso é a escola mais antiga da cidade e ainda conserva todos os detalhes da sua fachada. Passou por esse recinto ilustres filhos da cidade de Martins – RN. Nessa mesma Escola, merece destaque especial o Museu Cultural Cel. Demétrio Lemos, doador de todo acervo e foi adquirido com recursos próprios no Rio de Janeiro e doado ao Grupo escolar que criou sala especial com a denominação de “Museu Cultural Demétrio Lemos”, formado por uma coleção de estatuetas em Art Nouveau, móveis artisticamente decorados e uma biblioteca com mais de mil volumes, destacando-se a versão original de "O INFERNO" de Dante Alighiére, "ORLANDO FURIOSO" de Ariosto e "OS LUSÍADAS" de Luiz Vaz de Camões, preciosíssima pelo seu valor histórico, vez que a tiragem foi dedicada à Sua Majestade D. Pedro II, Imperador do Brasil, pelo editor português, Emílio Biel.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (748.1 Kb)   docx (621.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com