TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA: PSICOLOGIA DO SENSO COMUM E PSICOLOGIA DA CIENTÍFICA

Por:   •  25/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  784 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE TIRADENTES

CURSO BACHARELADO EM DIREITO – NOTURNO

LORENA ANDRADE DE JESUS NASCIMENTO

RESENHA CRÍTICA

PSICOLOGIA DO SENSO COMUM E PSICOLOGIA DA CIENTÍFICA

ESTÂNCIA/SE

2018

LORENA ANDRADE DE JESUS NASCIMENTO

RESENHA CRÍTICA

PSICOLOGIA DO SENSO COMUM E PSICOLOGIA CIENTÍFICA

Resenha apresentada ao Curso de Direito, sob orientação do prof. Dr. Alvaci Freitas Resende, como um dos pré-requisitos para avaliação da disciplina de Psicologia Geral e Jurídica.

ESTÂNCIA/SE

2018

Psicologias: “Uma introdução ao estudo de psicologia” - BOCK, Ana Mercês B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes T.13ª edição reformulada e ampliada— 1999 3ª tiragem — 2001

A visão de mundo do senso comum pode ser entendida como tudo aquilo que é adquirido, ao espontâneo e intuitivo, ao longo da construção social do homem, uma vez que o conhecimento não depende de uma investigação detalhada para encontrar uma resposta mais profunda. Por intermediário do senso comum, uma criança sabe o que é seguro e perigoso, o que pode e o que não pode comer, o que é justo e o que é injusto, o bem e o mal, e diversas normas de vida que irá orientar a sua maneira de agir e pensar as suas atitudes e decisões. Exemplo de senso comum são as crenças, juntamente aos mitos, como cortar o cabelo na lua crescente para que cresça mais rápido, tal dito é mantido como uma verdade e seguido por quem acredita.

Todavia, a psicologia cientifica é uma ciência pautada em método de estudos, passado por comprovação e reprodução de experiências, tal ciência é edificada em analisar o homem em seu meio social com base em seu comportamento. A mesma busca uma conexão entre o plano emocional e o plano físico, pois mente e corpo interagem constantemente. Ela prontifica observar o porquê das coisas, ou seja, busca a relação causa e efeito ao estilo cientifico. A grandeza do homem é marcada por comportamentos com poder de análise, sendo assim reflexo do interior do consciente e desejo, tal conectividade do interno e externo são unidas e constantes.

 A psicologia do senso comum se faz útil para o autoconhecimento, sendo assim uma ferramenta cultural transmitida a respeito do comportamento e das experiências pessoais humanas e suas causas. A diante a psicologia cientifica refere-se ao estudo científico dos processos mentais e comportamento do ser humano. Ambas as partes são de total conveniência e importância para o estudo do homem, pois através das duas vertentes se faz possível uma melhor interpretação das nossas relações, sejam elas com o próximo, ou mesmo a relação e entendimento mais complexo, o “eu”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.1 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com