TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL

Por:   •  10/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

APS DIR EMPRESARIAL  

RESENHA DO LIVRO: RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL E EMPRESA SUSTENTÁVEL

                               Da teoria à prática

AUTORES:  JOSÉ CARLOS BARBIERI

             JOSÉ EMANUEL REIS CAJAZEIRA

        O modelo social atual e seus valores estruturantes estão em xeque. Hoje é necessário aplicar uma nova ética, um novo sistema de valores que fundamente a economia e o modo de vida sustentáveis.

        A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) é um elemento estruturador da gestão sustentável. A performance econômico-financeira deve ser alcançada através da incorporação de novos saberes, métodos, técnicas e indicadores. Uma empresa não sustentável está fadada a ter uma existência breve.

        Os autores analisaram como as regras evoluem  e interagem entre si,  desde os campos do Direito, Filosofia, Economia e Administração. Abordaram os aspectos éticos e morais que precisam ser assimilados e verificaram as principais normas, regulamentos, tratados e conceitos-chave que fundamentam a gestão sustentável.

        Em toda empresa, as tomadas de decisões resultam em ações e estas impactam de algum modo na vida das pessoas, sejam funcionários, familiares, comunidade, clientes, fornecedores, investidores, concorrentes e até mesmo as gerações futuras. Há também que se lembrar da responsabilidade sobre os riscos de aquecimento global.

        Quando o empresário age com responsabilidade social, ele está se preocupando com o impacto de suas ações na vida das pessoas. Dirigir uma empresa de forma socialmente responsável implica tomar a decisão política de implementar programas, projetos e ações que melhoram a vida das pessoas que são afetadas pela gestão e colocar em prática valores éticos, morais e declarações de princípios.

        Para isso, é necessário conhecer e utilizar ferramentas de gestão que permitam medir, planejar, implementar e avaliar em que estágio a responsabilidade social empresarial se encontra.

        A responsabilidade social empresarial importa nos seguintes aspectos: é o caminho do sucesso para a empresa alcançar seu objetivo; empresas socialmente responsáveis são mais criativas e seguras e contam com o apoio da comunidade, consumidores e investidores, além do engajamento dos funcionários. Tais empresas não acumulam passivos trabalhistas, ambientais, legais e éticos e geralmente seus gestores e colaboradores agem de acordo com seus princípios e valores.

        O livro divide-se em 07 capítulos que resumirei da seguinte forma:

CAPÍTULO 01

        Discute as principais teorias relacionadas com a Responsabilidade Social Empresarial (RSE).

        - Teoria do acionista ( stockholder): dá ênfase à relação entre os dirigentes das empresas e os seus proprietários, de modo que aqueles representem os interesses desses.

        - Teoria das partes interessadas na empresa (stakeholders): pessoas ou grupos com interesse na empresa e que reivindicam propriedades, direitos ou interesses e em suas atividades presentes, passadas e futuras.

        - Teoria contratualista : a responsabilidade social empresarial é fruto de um contrato hipotético ou real com a sociedade.

CAPÍTULO 02

        Discorre sobre os modelos de gestão da responsabilidade social empresarial.

        - Modelo de Carrol : existem 04 dimensões da RSE que são a econômica, social, ética e filantrópica

        - Visão mais atualizada dos movimentos sociais de RSE e desenvolvimento sustentável têm pontos comuns que propiciam aproximações entre si. A convergência entre elas gera a organização social, que tem por objetivo alcançar o desenvolvimento sustentável por meio da responsabilidade social

        - Modelo dos 03 resultados líquidos ou Triple bottom line: resulta da união desses movimentos citados e objetiva organizar e articular as atividades da empresa para que ela obtenha resultados positivos nos aspectos econômicos, sociais e ambientais.

CAPÍTULO 03

        Trata da ética no seu aspecto geral e da ética empresarial. São discutidos dois pontos de vista sobre a ética: como componente específico da responsabilidade social e a presença dela em todas as ações empresariais importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (35.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com