TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha crítica livro responsabilidade social empresarial e empresa sustentável

Por:   •  1/5/2019  •  Resenha  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  7.163 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha crítica

Responsabilidade Social Empresarial e Empresa Sustentável: da teoria à prática

- José Carlos Barbieri e Jorge Emanuel Reis Cajazeira. São Paulo: Saraiva, 2009

Nome: Beatriz Cerqueira Worspite  

RA: 3525280

Turma: 004101A01

O livro em estudo se trata da ligação entre responsabilidade social e desenvolvimento sustentável, que apesar de serem temas diferentes, em combinação podem resolver ou melhorar diversos problemas globais que a sociedade contemporânea está vivenciando.

O sucesso de uma empresa deve estar ligado com sustentabilidade, o uso de leis a fim de preservar o meio ambiente é primordial.

O primeiro capítulo (enfoques teóricos), cita a Teoria do Acionista, exemplificando termos como stockholder (acionista), embasada nos estudos de Adam Smith com o seu livro “A riqueza das nações”, seguido por Milton Friedman. Ainda neste capítulo, a Teoria das partes interessadas e a Teoria Contrato Social também são mencionadas. A forma como é dada a responsabilidade social em um contrato social é um tema presente nessa leitura, além de como é feito este contrato. Outros grandes nomes também são citados, como Rousseau e John Rawls.

Logo adiante, no capítulo seguinte, começamos a perceber um grande foco no tema principal do livro. Os termos Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável são vistos como distintos em sua origem, apesar disso, vêm se misturando de acordo com o tempo. Devemos nos aprimorar para a criação de novos modelos administrativos que visam um meio ambiente mais limpo.

A ética é citada e exemplificada em diversos aspectos nos capítulos seguintes. Ela é ligada com a responsabilidade socioambiental das empresas. O quarto capítulo nos diz muito sobre como é importante as empresas se atentarem com o meio ambiente, nós vivemos em um mundo que está sendo poluído a todo momento. Atos que amanhã podem resultar em grandes frustrações para nós e para o mundo. A sobrevivência do planeta é uma responsabilidade nossa, e as empresas devem se atentar a isso. Este capítulo cita grandes nomes como Aristóteles e São Tomás de Aquino.

Os quatro primeiros capítulos citam diversas teorias e pensadores importantes que falam sobre o assunto ou que têm seus pensamentos relacionados com o tema.

Os capítulos seguintes (5 e 6) começam a abordar prática, estratégias empresariais, formas de tornar uma empresa sustentável e os instrumentos de gestão necessários para isso. Alguns princípios do direito são ligados com o tema, como os Direitos Humanos, por exemplo.

O livro de leitura objetiva nos mostra a importância da sustentabilidade dentro das empresas, que está ligada tanto com o meio ambiente quanto com a própria organização. Além de teorias, a leitura enfatiza a prática para que uma empresa se torne sustentável, melhorando assim seus aspectos sociais, econômicos e ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com