TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO E ENVIE POR EMAIL

Por:   •  12/2/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

Natielly Silva Cardoso

ATIVIDADE

AULA – DIREITO CONSTITUCIONAL/PARTE 1

RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO E ENVIE POR EMAIL

  1. Por que a Constituição Federal possui supremacia no nosso ordenamento jurídico?

A Constituição Federal tem supremacia material, ou seja, o conteúdo dela é superior ao conteúdo de todas as demais normas. Isso ocorre porque ao mesmo tempo em que ela é a base de todo o ordenamento jurídico ela também está no ápice de todo o ordenamento jurídico. É ela que vai permear e construir o ordenamento jurídico. A Constituição Federal é responsável por validar todo esse sistema.

  1. Por que a nossa Constituição é considerada rígida?

É considerada rígida devido ao seu procedimento de modificação (procedimento rígido), ou seja, qualquer alteração em seus dispositivos só é feita sob um processo especial e qualificado.

  1. O que você entendeu sobre elementos limitativos da Constituição?

Esses elementos dizem respeito aos direitos e garantias fundamentais do indivíduo, tais como (direitos civis, direitos políticos e nacionalidade). Em outras palavras, são os elementos que vão determinar que o estado não tem poder absoluto sobre o indivíduo.

Na constituição Federal esses elementos são amparados por “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, isto é, temos direitos que nem mesmo o estado pode violar.

  1. Por que o Direito Constitucional é considerado como um ramo do Direito Público?

Para entendermos tal afirmação precisamos saber primeiro que o direito público é aquele com foco na relação entre o cidadão/sociedade e o poder público, isto é, um conjunto de normas de natureza pública com forte atuação do estado, de caráter social e organizacional. Desse modo, o direito constitucional se torna uma ramificação do direito público porque possui surgimento com enfoque na sociedade.

Para sermos mais claros a respeito do direito constitucional precisamos explicar que o mesmo tem com um de seus objetivos a análise de teorias e aplicabilidades da constituição.

O seu surgimento se deu devido à revoluções e revoltas que buscavam melhores condições trabalhistas dentre outras reivindicações, e a garantia de que a queda de um regime monárquico seria benéfica as classes menos favorecidas era a criação de uma constituição que garantiria condições mais igualitárias. Nesse contexto, o direito constitucional passa a ser uma ferramenta que irá avaliar e até mesmo comparar a constituição, a fim de que o que está ali presente seja cumprido em sua totalidade.

  1. A nossa Constituição é formal? Explique.

Quanto ao seu conteúdo, a Constituição Federal brasileira é formal, ou seja, possui um conjunto de normas escritas hierarquicamente superior ao conjunto de leis comuns.

Também chamada de normas formalmente constitucionais, são elaboradas pelo poder constituinte originário e necessita de um procedimento mais rigoroso para sua modificação (constituição rígida) que normalmente está descrito no próprio texto constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com