TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De acordo com os estudos na disciplina, leia com atenção as questões abaixo e responda:

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  470 Visualizações

Página 1 de 5

De acordo com os estudos na disciplina, leia com atenção as questões abaixo e responda:

Questão 1: Sabemos que a origem da auditoria tem como marcos alguns fatos que contribuíram ou foram importantes para o desenvolvimento da profissão de Auditor no mundo. Com base nessa afirmativa identifique e discorra sobre 03 desses fatos. (2,0 pontos)

A partir da ampliação do conhecimento contábil e do próprio desenvolvimento da sociedade suméria, sentiu-se a necessidade de buscar o verdadeiro e de confirmar dados. Esse procedimento de verificação é considerado um dos precursores da Auditoria.

Outro evento que contribuiu para o seu surgimento foi o descobrimento e a utilização da técnica das partidas dobradas. Tal técnica foi muito utilizada mais tarde, na Idade Média, pelos contadores italianos, a fim de registrar fatos contábeis em virtude do grande comércio que então nascia. Com o desenvolvimento das transações comerciais, devido às grandes navegações, passou-se a recorrer aos profissionais da Contabilidade não só para registrar os dados, mas também para verificar sua autenticidade e para consultar a real situação financeira de uma organização.

Por fim, destacamos a Revolução Industrial, que ampliou as atividades financeiras e fez surgir grandes empresas, com diversos departamentos e novas operações. Dessa forma, passou-se a necessitar ainda mais de uma ferramenta que atestasse a viabilidade de um negócio e pudesse dar segurança aos investidores. Com isso, a auditoria desenvolveu-se bastante, foram criadas associações com o objetivo de controlar o exercício da profissão, criar normas e habilitar os profissionais qualificados para o exercício da profissão.

Questão 2: Faça um pesquisa na internet ou em outras fontes impressas sobre a importância, os objetivos e a finalidade principal da Auditoria Contábil.Apresente suas conclusões em um pequeno texto objetivo. Não se esqueça de apresentar as referências consultadas. (2,0 pontos)

A Auditoria Contábil é uma técnica da Contabilidade que objetiva avaliar as demonstrações contábeis de uma entidade. Em geral, a finalidade dessa avaliação é determinar o risco de distorções nas demonstrações financeiras, identificar fraudes e localizar erros. Além disso, também podem ser seus objetivos, dependendo da modalidade de auditoria, a salvaguarda de ativos e a prevenção de desperdícios. A realização da auditoria é composta de vários procedimentos que verificarão se os ativos existem de fato, se as transações registradas realmente são realizadas e se não há omissões nos registros. No final do trabalho, é emitido um parecer dizendo se as demonstrações contábeis estão corretas e se foram elaboradas conforme as Normas e os Princípios da Contabilidade. Esse trabalho gera uma confiança maior para os usuários da Auditoria de que as informações apresentadas pela empresa estão corretas e também podem ajudar a entidade auditada a corrigir possíveis erros.

Questão 3: Sabemos que entre as denominadas auditoria interna e auditoria externa, existem algumas diferenças marcantes. Identifique e descreva sobre 03 delas. (2,0 pontos)

A auditoria interna surgiu depois da Revolução Industrial, como um instrumento para melhorar a qualidade dos produtos e torná-los mais competitivos, evitando prejuízos e retrabalhos. Já a auditoria externa surgiu da necessidade do investidor, do banqueiro e do administrador de saber a situação verdadeira da empresa. Eles precisavam ter garantias de que o negócio estava sólido e possuía condições de continuar gerando lucro. Além disso, necessitavam ter a segurança de que essas informações não seriam manipuladas, daí a importância de contratar um profissional externo.

Na auditoria interna, o auditor tem vínculo empregatício e está subordinado ao nível mais alto da administração. Já na externa, o auditor não é funcionário e deve ter absoluta independência em relação à empresa auditada.

Na auditoria interna, o trabalho comumente é de verificação de normas de controle estabelecidas pela empresa de forma a assessorar a diretoria. Na externa, o principal objetivo é emitir um parecer sobre o assunto examinado, consoante aos princípios e normas de Contabilidade.

Questão 4: Durante nossos estudos vimos que o planejamento de auditoria é o primeiro passo para a realização

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com