TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Mediação - A Oficina 2013

Por:   •  1/10/2020  •  Resenha  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  3.690 Visualizações

Página 1 de 3

ALUNA: GABRIELA MOREIRA VENTORINI

RA: 1806732

TURMA: 3110B02

Relatório: A Oficina 2013

O filme relata a simulação de uma mediação entre as Partes Plínio e Thelma acerca de um conflito envolvendo o conserto do carro da Dra. Thelma na oficina do Plinio.

De início, percebe-se que o mediador dirige a audiência de forma bem informal, inclusive, perguntando como as partes gostariam de ser chamadas, também, explicando sobre o seu papel como mediador e como se dará o decorrer da mediação.

Percebe-se que o processo de mediação é mais flexível que o processo judicial comum, entretanto, demanda uma mínima severidade. Há aspectos no procedimento de mediação que são fundamentais. No início do filme, o mediador expõe de forma concisa e esclarecedora sobre esses aspectos que fazem parte do procedimento de mediação. Este é o momento para informar as partes de como devem proceder.

Nessa oportunidade, alguns princípios da mediação podem ser destacados pelo terceiro neutro, qual seja, o mediador, como a apresentação do seu papel fundamentalmente facilitador na resolução do conflito.

Também, outro detalhe muito importante pontuado pelo mediador é de que tudo o que for falando durante a mediação possui caráter confidencial, ou seja, caso as partes decidam por levar o conflito para a esfera judicial, nada do que for falado na mediação poderá ser utilizado como prova, bem como, o mediador não poderá ser testemunha.

Fica notório no momento em que se iniciam as sessões individuais, que a principal tarefa e objetivo do terceiro neutro naquele momento é a de entender quais pontos são mais delicados para as partes, como também, de empenhar-se para fazer com que as partes percebam onde cada uma errou no momento de desentendimento, bem como, buscar uma forma de resolver o conflito.

Durante as sessões individuais o mediador exerce sua função de forma totalmente imparcial, verificando o que aflige cada parte e pontuando para o outro o que poderia ter sido diferente para que no futuro a divergência não volte a ocorrer.

Ao perceber que para ambas as Partes o principal ponto do conflito tenha sido a comunicação entre elas e não os valores do serviço, o mediador vai ao fundo deste assunto para elucidar tanto para o Plinio quanto para a Dra. Thelma como um gostaria que o outro tivesse agido e, só após esses esclarecimentos, o mediador passou a discutir os valores.

Durante a segunda sessão individual com a Dra. Thelma o mediador explica que precisará fazer uma segunda sessão individual também com o Plinio, exatamente com a finalidade de demonstrar que a mediação precisa ser feita da forma mais imparcial pelo mediador, demonstrando que a ideia é de que os interessados percebam sempre tal imparcialidade do terceiro neutro.

O mediador aponta os principais aspectos sobre as insatisfações para os interessados e solicita a explanação dos valores dos serviços prestados pelo Plinio, alcançando, enfim, um acordo entre as partes sobre o pagamentos dos valores e sobre os serviços prestados.

Por fim, o mediador leva o acordo à termo e retorna para colher as assinaturas das partes interessadas para prosseguir com a homologação do acordo pelo juiz.

Conclui-se que a todo momento o mediador agiu da forma mais imparcial possível, sempre buscando demonstrar para as partes as formas mais simples de resolução do conflito sem que houvesse a necessidade de levar a discórdia à esfera judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (40.2 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com