TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Remuneração de um empregado horário com salário

Tese: Remuneração de um empregado horário com salário. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  Tese  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 3

Calcular também o Demonstrativo de Pagamento de um funcionário horista, com salário

de R$ 11,80 p/h. Este funcionário horista, durante o mês, fez 18 horas extras, com

adicion 

INTRODUÇÃO 1.1

Para que se possa abordar este tema tão vasto, é necessário que se compreenda antes de tudo a origem histórica e o processo de mudanças pelo qual a área de departamento de pessoal passou e junto com ela o processo trabalhista.

Parte das atividades do Departamento De Pessoal atual desde épocas bem remotas, pois quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e demissão do pessoal.

A partir da Revolução de 1930, o governo provisório instituiu o Decreto nº 19.398, de 11/11/30, trazendo várias medidas de proteção ao trabalhador. Já no ano seguinte foram criados: a organização do Departamento Nacional do Trabalho; regulamentação da sindicalização; critérios para concessão de férias; a lei dos 2/3 de empregados brasileiros; critérios para Caixas de Aposentadoria e Pensões; Carteira do Trabalho e outros nos anos seguintes.

Mais tarde, algumas empresas modernas, passaram a denominar "Departamento de Administração de Pessoal", "Relações Industriais", "Relações Humanas", "Recursos Humanos", etc. Atualmente, inexiste qualquer definição formalizada para padronizar sua nomenclatura. Sabemos, por pesquisa, que várias empresas adotam diferentes nomenclaturas, porém as atividades são similares.

A nomenclatura "Relações Industriais" vem de "Industrial Relations". Surgiu no Brasil na década de 50, com a abertura do capital estrangeiro, no governo de JK, através das empresas estrangeiras.

Na prática, há uma diferença entre "Departamento De Pessoal" e "Relações Industriais". O primeiro trata especificamente da área legal. O segundo, além da área legal, tem como atribuição complementar: recrutamento e seleção; treinamento; cargos e salários; segurança patrimonial, etc., variando de empresa para empresa. Modernamente, tem se chamado de Recursos Humanos.

TÍTULO 2| PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO DE PESSOAL

‘’ A administração é uma questão de habilidades, e não depende da técnica ou experiência. Mas é preciso antes de tudo, Saber o que se quer’’

Sócrates.

O departamento de pessoal se organiza da seguinte maneira:

Setor de Admissão Setor de Compensação Setor de Desligamento

Atribuições: Jornada de Trabalho Rescisão do Contrato de Trabalho

Recrutamento e Seleção Folha de Pagamento Justiça do Trabalho

Integração Benefícios Fiscalização

Registro Tributação

INTRODUÇÃO 1.1

Para que se possa abordar este tema tão vasto, é necessário que se compreenda antes de tudo a origem histórica e o processo de mudanças pelo qual a área de departamento de pessoal passou e junto com ela o processo trabalhista.

Parte das atividades do Departamento De Pessoal atual desde épocas bem remotas, pois quando a humanidade inventou o trabalho, já se registrava atividades de admissão, controle e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com