TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Requerimento Relaxamento de Prisão

Por:   •  4/5/2016  •  Abstract  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 3

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA 1º VARA CRIMINAL DA COMARCA DO RIO DE JANEIRO-RJ.

Auto de flagrante nº...

                JUCEMAR, nacionalidade..., estado civil..., desempregado, portador da carteira de identidade nº..., inscrito no CPF sob o nº..., residente a Rua..., nº..., bairro..., no município de..., vem ä Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, que esta subscreve (procuração anexa), apresentar REQUERIMENTO DE RELAXAMENTO PRISIONAL, com fundamento no art. 5º, LXV da CF c/c art. 310, I, do Código de Processo Penal, pelos fatos e direito a seguir expostos.

  1. DOS FATOS

                 O requerente foi preso em flagrante pela suposta prática do crime previsto no art. 157, “caput``, do Código Penal, em razão de ter sido encontrado por policiais na posse de um telefone móvel e a carteira da vítima.

            A vítima afirmou que por volta das 7:00 horas, transitava com sua bicicleta pela Orla de Copacabana, ocasião em que foi parado pelo acusado, que alegando estar armado, lhe desferiu chutes e socos, tendo levado seus pertences.

            Diante disso e após as medidas de praxe, o MM. Juiz converteu a prisão em flagrante em prisão preventiva, sob a alegação de que “este tipo de conduta não pode mais ficar impune”

  1. DO DIREITO

                  A conversão da prisão em flagrante em preventiva pressupõe que estejam presentes os requisitos dispostos no art. 312 do Código de Processo Penal, o que não foi observado no presente caso.

                 Verifica-se dos autos que o Nobre Magistrado ao decretar a prisão preventiva, baseou-se tão somente na conduta do agente. Contudo, é amplamente sabido que o simples juízo valorativo da periculosidade do delito, bem como a fundamentação abstrata sobre a ameaça a ordem pública, ordem econômica, ou por conveniência da instrução criminal, não enseja a conversão da prisão em flagrante em preventiva.

               Ademais, o requerente é pessoa trabalhadora, possui bons antecedentes e tem residência fixa, o que permite que este responda o processo em liberdade.

               Portanto, constata-se que a conversão da prisão mostra-se eivada de ilegalidade, tendo em vista que não preenche os requisitos do art. 312 do CPP, bem como a decisão judicial não se encontra devidamente fundamentada.

               Assim, deve ser concedido o relaxamento da prisão, com a correspondente expedição do alvará de soltura, com fulcro no art. 5º, LXV da CF c/c art. 310, I, do CPP.

  1. DOS PEDIDOS

                     Ante o exposto, requer a Vossa Excelência o imediato relaxamento da prisão preventiva decretada, por forca de sua manifesta ilegalidade, nos termos do art. 5º, LXV da CF c/c art. 310, I, do Código de Processo Penal, sendo expedido o competente alvará de soltura.

Termos em que, pede deferimento.

Local..., data....

.........................................

Advogado..., OAB nº...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (87.9 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com