TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas sobre o tema da cidadania

Ensaio: Respostas sobre o tema da cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Ensaio  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 2

1- O que é cidadania ?

O termo cidadania tem origem etimológica no latim Civita, que significa "cidade". È uma aglomeração de direitos e deveres, que todo indivíduo de uma tal sociedade tem de realizar na sociedade em que vive, antigamente esse termo era muito ligado aos direitos políticos, que permitia o indivíduo ter um contato direto ou indireto com a escolha do governo que iria lhe representar em todos os lugares; isso vai muito além do " voto ", hoje em dia não mudou muito mais vai muito além do que isso; pode se dizer que cidadania é um conjunto de conquistas diárias tendo uma forma de lei, que organiza injustiças sociais, civis e políticas claro que, é diferente do conhecido "direitos humanos" que tem por dever proteger a igualdade e dignidade de todos perante a lei. Enfim relaciona-se, portanto, com a participação consciente e responsável do indivíduo na sociedade, preservando tudo para que seus direitos não sejam violados, e assim exercendo suas obrigações e deveres.

2- Quais artigos de lei tratam de cidadania? (mencione 3)

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

3- Escreva exemplos de cidadania (mínimo 5)

Todos são iguais perante a lei.

Implica dizer que, ninguém poderá sofrer qualquer coisa como discriminação mediante sexo, raça, cor, por ser pobre, pelas preferências sexuais ou crenças religiosas.

È plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar.

Implica dizer que, ninguém pode impedir que os indivíduos se reúnam, a não ser que a reunião tenha finalidade, (exemplo de planejar algum crime ou formar uma organização semelhante as polícias civil ou militar.)

4- Como você pode aplicar a cidadania na escola?

Cumprir com nossos deveres como alunos: valores, comportamentos, atitudes e hábitos. Participação nas reuniões de ambiente escolar para discutir coisas que veem ocorrendo ao redor de todos, que seja resolvidos todos os problemas de modo unânime e com dignidade e igualdade. Outra coisa também podemos cuidar de nossa área verde dentro da escola, é um exemplo de cidadania. Respeitar de todos perante a fila nos intervalos e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com