TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Mercador de Veneza

Por:   •  22/5/2017  •  Resenha  •  606 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

Aluno: João Gustavo Gimeni Silva

1) Qual o contexto histórico, político e econômico da narrativa de Skakespeare?

         Shakespeare escreveu a peça "O Mercador de Veneza" no século XVI, a primeira encenação da mesma ocorreu no ano de 1596. A narrativa se passa na cidade de Veneza, na Itália, principal centro comercial da Europa na época. Período de crescimento marítimo e dos burgos. É evidente na peça, assim como acontecia nesse período da história, a forte influência religiosa na vida dos personagens, pela forma como são descritos cristãos e judeus. O anti-semitismo se faz presente. Um exemplo do conflito entre cristãos e judeus na peça mostra-se pelo fato de Antonio (cristão) considerar Shylock (judeu) como imoral, pelo fato de ser agiota. A Igreja Católica condenava e classificava como pecado a prática da agiotagem, que consiste em ganhar dinheiro em cima de juros, sob a justificava de que o agiota enriquecia por meio de um patrimônio inexistente. Outro ponto que vale a pena ser destacado engloba as classes sociais, no decorrer do texto nota-se que as classes sociais são bem definidas, ou seja, pobres e ricos não se misturam.

2) No embate argumentativo, quando do julgamento, um dos personagens centrais – Shylock utiliza-se da teoria da argumentação para ter a sua ideia aceita pelos julgadores e, assim, fazer “cumprir o prometido”. Assim, selecione nesta passagem, 03 argumentos de acusação ou defesa, e o modo como se classifica referidos argumentos. Fundamente (usar texto leitura complementar 02).

         Duque, na posição de defesa, tenta argumentar com Shylock apelando para sua humanidade, pedindo misericórdia e dizendo que todos aguardam uma resposta gentil. Cabe aqui um argumento de natureza de senso comum, afinal todos esperam essas qualidades (piedade, misericórdia) de uma pessoa na posição de Shylock, o apelo é para que ele abra mão de sua crueldade para com o cristão. Durante o curso do julgamento, Shylock demonstra insistência na questão da ''letra da lei'': pede ter o devido, a execução da fiança, além disso acrescenta que se lhe for negada que o perigo pouse sobre o vosso título e a liberdade da vossa cidade. Nesse argumento pode-se identificar o argumento por analogia (ou a simili), visto que Shylock deseja ser tratado de maneira igual, do mesmo modo como casos de contratos são tratados, deve-se fazer valer a letra da lei. Pórcia fez com que Shylock se arrependesse de utilizar a letra da lei como argumento, porque a própria letra da lei decidiu contra o seu posicionamento. A vontade do judeu era que se respeitasse a literalidade da lei, Pórcia argumentou que se fosse para assim ser respeitada então sua fiança não poderia ser cobrada do modo estava imposta no contrato. Para executar o contrato (cortar a carne de Antonio) seria inevitável o derramamento de sangue, e derramamento de sangue de um cidadão da cidade de Veneza não era permitido pela justiça. Encaixa-se aqui o argumento de provas concretas ou princípio, partindo de que a justiça não permite o derramamento de sangue, e esse é um fato de domínio público.

3) Por fim, pode-se afirmar que argumentação de acusação foi falaciosa? Fundamente explique, se possível com identificação de passagens do texto/filme (ver leitura complementar 01).

         A argumentação de Shylock pode sim se enquadrar como falaciosa, posto que a própria execução do contrato não era permitida segundo a lei. Então toda sua argumentação estava induzindo a um erro, uma falsidade, sua verdadeira intenção era enganar para que suas condições fossem aceitas e que assim fizessem sua vontade, o cumprimento do contrato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (71.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com