TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Mercador de Veneza

Por:   •  3/9/2018  •  Resenha  •  449 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

O Mercador de veneza

O Presente trabalho tem por objetivo principal a análise das questões contratuais abordadas no filme, O Mercador de Veneza de William Shakespeare.  

Assim a história gira em torno do personagem Bassânio, rapaz este apaixonado por Pórcia uma herdeira rica que ele pretende casar, entretanto ela fica muito distante em Belmonte. Dessa forma, Bessânio, sem dinheiro para a ida até Pórcia, busca ajuda através de um velho amigo, um mercador de Veneza de muito renome conhecido como Antônio.

Assim os dois em busca dos recursos necessários, vão ao encontro de Shylock, um judeu muito rico e decidem fazer um contrato de empréstimo de três meses onde Antônio figuraria como fiador. Entretanto, eles não imaginavam que o judeu tinha um desafeto por Antônio e disse-lhes que só concordaria com o empréstimo se em contrapartida pudesse exigir uma libra de carne do próprio corpo de Antônio, caso não fosse adimplida a quantia na data acordada.

Dado o exposto, Bessânio logo disse que jamais aceitaria tais condições, por outro lado, o próprio Antônio pede para Bessânio ficar tranquilo, pois, muito antes do vencimento ele conseguiria cumprir com o pagamento, uma vez que já estaria em posse de nove vezes mais, da quantia hora acordada, momento este que seus barcos estariam chegando. Em virtude disso é firmado o contrato de empréstimo e Bessânio sai em viagem e vai em busca da mão de Pórcia.

Na chegada em Belmonte, Bessânio logra êxito no desafio para a escolha do pretendente de Pórcia, e finalmente consegue se casar com ela.

Já por outro lado em Veneza, Antônio descobre que toda a sua riqueza se perdeu no mar, chega então a data aprazada do empréstimo e ele não tem a quantia para cumprir o combinado, dessa forma, Shylock busca meios para puni-lo e em consequência disso Antônio é preso e levado a julgamento.  Ocorre que Bessânio ao tomar conhecimento retorna imediatamente para Veneza junto com Pórcia com o objetivo de proteger Antônio.

Em meio ao julgamento, quando tudo parecia que Antônio teria sua carne oferecida a Shylock como parte de pagamento, é observada então alguma falhas no contrato, uma vez que neste não estava previsto sequer uma gota de sangue.

Em virtude disso  Antonio consegue se livrar do pagamento por parte de seu próprio corpo e consegue ainda efetuar um acordo de forma a converter o judeu em cristão.

Percebe-se, portanto, que a modalidade contratual explorada na trama, trata-se de contrato de empréstimo firmado entre Bessânio e Shylock, figurando como avalista o Antônio, convém lembrar neste caso, a importância dos contratos serem bem redigidos, uma vez que constatadas cláusulas abusivas ou mal elaboradas como ocorreu neste caso, pode o mesmo ser anulado.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (62.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com