TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segurança Pública

Por:   •  8/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 2

Os Direitos Humanos fundamentam-se na preservação da vida e sua integridade física, moral e social. Existem várias formas de violar o direito das pessoas, tais como: racismo, extermínio, tortura, uso indevido de força e armas de fogo, violência doméstica e entre outros.

Algumas situações de violações dos direitos humanos:

- a violência contra o idoso, não se trata apenas da agressão física, mas também a de caráter emocional, moral e de negligência. O abandono nos asilos, à falta de assistência às necessidades básicas, o descaso, a pressão psicológica e a exploração. Em geral, o perfil do idoso é não denunciar aquele que o machuca, que o tortura, que o rouba, que o explora, porque na maioria das vezes o agressor é da própria família.

- a violência contra as crianças e adolescentes, são as principais vítimas das violações de direitos humanos no país, seguem algumas violações de direitos da criança e do adolescente mais frequentes: Violência psicológica, Violência física, Ambiente familiar violento, Indivíduo fora da escola por motivos diversos, Falta de providência no encaminhamento para atendimento médico ou psicológico, Violência ou abuso sexual, Baixa frequência às aulas, Impedimentos ou constrangimentos para frequentar espaços e localidades e Adoção ou guarda irregular ou ilegal;

- em relação às pessoas com deficiência, denúncias são por negligência, à violência psicológica, à violência física, e por abuso financeiro e econômico ou violência patrimonial;

- na população LGBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais), o principal tipo de violação é a violência psicológica, discriminação e violência física.

- entre os moradores de rua, negligência foi o principal tipo de violação, seguida de violência psicológica e violência física; e

- na categoria "outros" - que agrupa violações de populações como quilombolas, ciganos, índios, além de violação policial e tortura - a maioria das denúncias também foi por negligência.

A utopia vai se materializar quando as ações de enfrentamento à violência chegarem ou se fortalecerem nos municípios, nas comunidades, nas instituições, onde estão crianças e adolescentes, idosos, população GLBT, pessoas com deficiência, moradores de rua, e outros.

E que tem o direito, o desejo e o sonho de viver sem ter que vivenciar, o sofrimento, a dor, a ausência da sua condição humana.

Referências:

Do Globo.com, em Brasília, Número de denúncias de violações de direitos humanos aumentou em 77%, Disponível em:<http://oglobo.globo.com/pais/numero-de-denuncias-de-violacoes-de-direitos-humanos-aumentou-77-6993363>Acesso em 19 de abril. 2013.

Do Direitos Humanos - Noções Básicas, Violação dos Direitos Humanos, Disponível em:< http://www.cotianet.com.br/seg/dh.htm> Acesso em 19 de abril. 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com