TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociologia Juridica - CRIMINOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CRIMINALIDADE

Por:   •  15/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.743 Palavras (15 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

                                                                 

INTRODUÇÃO        

HISTÓRIA        

Conceito        

SOCIOLOGIA CRIMINAL        

Criminologia Tradicional        

Escola Clássica Criminal        

Escola Positivista        

Escola nova ou Crítica        

Teoria da Rotulação        

Teoria Criminal Radical        

Teoria Etnometodologia        

Teoria biotropológica        

Teorias Psicodinâmicas        

Teorias Psico-Sociológicas        

Teoria interacionismo        

Teorias do conflito        

Teoria do controle        

Fatores Sociais da Criminalidade        

Pobreza        

Desemprego        

Conclusão        

Referências        

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é esclarecer de forma simples e objetiva os aspectos centrais relacionados a criminologia e a sociologia da criminalidade. Serão abordadas as teorias e os fatores sociais que contribuem para a criminalidade.

O trabalho foi dividido em três capítulos distintos. No primeiro capítulo abordará o conceito de criminologia e sociologia da criminalidade. No segundo capítulo abordará a história da evolução das Escolas do pensamento criminológico. No terceiro capítulo abordará as teorias do referido tema na posição dos sociólogos.  No quarto capítulo, serão abordados os fatores sociais e a prática de infrações penais. E por fim, o quinto capítulo abordará a conclusão e a opinião de cada componente do grupo.

HISTÓRIA

        O crime sempre existiu na história da humanidade. O estudo da criminologia surgiu no século XIX juntamente com a Escola Positiva Italiana que teve como principais nomes Lombroso, Garófalo Ferri.

Ao pensamento criminológico seguiram varias tendências de cunho biológico , psicológico , psiquiátrico , até chegar a sociologia, que é a forma predominante de maior abrangência dos estudos na área de Criminologia atualmente.

A medida que esse campo de estudo foi se expandindo, outras áreas do conhecimento humano foram trazendo contribuições, como a psicologia, psicologia social, a sociologia , a antropologia, dentre outras. A abordagem da sociologia do crime tem produzido uma visão deste fenômeno por vezes bastante  distinta da que é projetada pela sociedade, em geral que tende a apresentar a criminalidade mais premente ao que se considera ser normal e esperando funcionamento da sociedade. Sociologicamente o crime pode ser encarado como “funcional e normal”, como um contexto de aprendizagem e socialização e como uma “resposta das instâncias de controle”.

        A sociedade em geral tem uma noção limitada do crime, no sentido em que a visão do criminoso é muitas vezes imputada as sua característica individuais não o relacionando com a sociedade em que se insere. Desta forma, as teorias sociológicas do crime vieram dar ênfases aos grupos sociais em detrimento das causas individuais.

        .

Conceito

        Criminalidade é a expressão dada pelo conjunto de infrações que são produzidas em um tempo e lugar determinado, é o conjunto dos crimes.

        Sociologia Criminal estuda as causas que levam o homem a cometer o crime, busca explicar e justificar a maneira como os fatores do meio ambiente social atuam sobre a conduta individual, de forma a conduzirem o homem à iniciação delitiva, o crime seria um fenômeno social.

SOCIOLOGIA CRIMINAL

As principais manifestações da sociologia criminal se iniciaram  na metade do século XIX, Alexandre Lacassagne (1843/1924), Gabriel Tarde (1843/1904) e Émile Durkheim (1858/1917), representa os principais trabalhos, as suas expansões tenha sido contida pelo predomínio da Escola positiva nesse período. A sociologia criminal não entendia o sujeito, mas na sociedade, a causa da criminalidade.

           A Sociologia Criminal estuda a perpetuação e a motivação do crime na sociedade, isto é, buscando o crime formando uma manifestação coletiva não se restringindo a destacar a importância do meio da origem na criminalidade, mas contempla o fato delitivo como “fenômeno social” e pretende explicá-lo em função de um determinado marco teórico.

            A criminologia, que pode ser definida, como a ciência que pesquisa o fenômeno criminal de um ponto de vista não normativo, como primeira a mais importante característica a interdisciplinariedade. Significa que na tarefa a que se sugere, a criminologia se vale tanto dos métodos quanto das conclusões de outras ciências, como a psicologia, a sociologia, a biologia e a antropologia. Por muito tempo essa condição foi um obstáculo a seu reconhecimento como ciência autônoma, dotada de método e objeto próprios. Há um pouco de exagero nessa afirmação, mas, de qualquer modo, sendo o crime um fenômeno histórico e cultural (em sentido amplo: depende de uma certa valoração para existir), produzido no seio da sociedade e pela ação de indivíduos, estaria comprometida, mesmo porque seria uma ficção, qualquer pretensão a uma “criminologia pura”, alheia às conquistas alcançadas por outras ciências naturais e humanas que se ocupam da delinqüência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (178.9 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com