TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sugestão Para Diminuir a Criminalidade em Araçatuba

Por:   •  14/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.185 Palavras (5 Páginas)  •  88 Visualizações

Página 1 de 5

Efeito redutor para crimes ligados a entorpecentes

A criminologia é uma ciência empírica que estuda os fatores que levam o indivíduo a cometer delitos dentro da sociedade. Estuda tanto o crime, o criminoso, quanto a vítima e o controle social. Sendo base da Política criminal, que trabalha estratégias e meios de controle social da criminalidade, é como se fosse um filtro para escolher então a melhor solução apresentada pela criminologia em uma determinada situação, sendo estas escolhas feitas por políticos.

O Art. 33 do Código Penal da Lei de Tóxicos diz que, importar, exportar, remeter, preparar, produzir, fabricar, adquirir, vender, expor à venda, oferecer, ter em depósito, transportar, trazer consigo, guardar, prescrever, ministrar, entregar a consumo ou fornecer drogas, ainda que gratuitamente, sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar: Pena de reclusão de 5 (cinco) a 15 (quinze) anos e pagamento de 500 (quinhentos) a 1.500 (mil e quinhentos) dias-multa.

O artigo 33 do CP traz o fato de que, por exemplo, o porte, o tráfico e o armazenamento de substâncias (drogas) consideradas ilícitas (sendo os crimes mais habituais e mais comuns de se ver e ter conhecimento) se constitui crime. Segundo os Dados Estatísticos do Estado de São Paulo fornecido pelo site de Segurança pública de SP (https://www.ssp.sp.gov.br/), nos último 2 (dois) anos, em Araçatuba, foi registrado pela polícia mais de 1.300 (mil e trezentos) ocorrências de tráfico de drogas na cidade.

Lambert Adolphe Jacques Quetelet. Matemático, Astrônomo e Cientista social, nascido na Bélgica, morou em Paris, trabalhou para o governo, pesquisou estatística de mortalidade e criminalidade. Elaborou as conhecidas como “Cifras Negras” que, são infrações que não são levadas ao conhecimento das autoridades policiais, sendo assim, ficam fora das estatísticas.

Com a Lei de Drogas, o percentual de presos pelo crime foi de 8,7% em 2005 para 32,6% em 2017. Levantamento divulgado pelo G1, em 2015, revelou que o aumento no número de presos por esse tipo de crime foi de 339% de 2005 a 2013, fruto de uma alteração na Lei de Drogas, em vigor desde 2006. A lei endureceu as penas para os traficantes, mas teve um efeito perverso para os usuários e pequenos traficantes. Nos últimos quatro anos, a situação só se agravou.

O tráfico de drogas é um problema mundial. As drogas são exportadas e importadas todos os dias pelas facções criminosas, sendo os envios da carga via transporte aéreo, marítimo e rodoviário. Sempre burlando o sistema e tentando passar despercebidos, os criminosos arriscam diariamente importar e exportar drogas no Brasil e no mundo, visando claramente o lucro e a rentabilidade que o valor dessa droga acarretará por ter sido vendida e entregue.

Por exemplo, segundo investigadores da PF (Polícia Federal), em alguns países produtores que foram investigados, 1 (um) grama de cocaína-base tem um preço médio de venda de 1 (um) dólar, e no Brasil, de 5 (cinco) dólares – quase o mesmo que uma embalagem de cigarros. Enquanto isso, nos EUA (Estados Unidos da América) esse preço oscila entre 30 (trinta) e 50 (cinquenta) dólares o grama, e na Europa, de 58 (cinquenta e oito) a 180 (cento e oitenta) dólares.

Diminuindo o diâmetro dos dados e focando exclusivamente em Araçatuba, se tem um problema diário com o tráfico de drogas. Não sendo difícil ter acesso a alguma droga ou até mesmo ir em algum show e sentir o cheiro da maconha no ar. As drogas começaram a ter grande aumento de consumo por parte dos adolescentes, onde começam a ser usuário e posteriormente passando a ser vendedor de drogas, os chamados de “aviãozinho” no meio do crime. Visando o dinheiro fácil e rápido, e não se atentando aos riscos e consequências de utilizar e vender drogas, jovens se jogam de cabeça nesse mundo ilusório de “vida boa” por ter acesso mais rápido ao dinheiro no tráfico do que trabalhando honestamente. Sendo assim, consequentemente o tráfico acaba se tornando um crime habitual, que o fazem como meio de vida, de ganhar dinheiro e sobreviver.

Para impedir que o tráfico tenha paz e consiga realizar suas atividades tranquilamente, é preciso a interferência dos policiais e suas inteligências diretamente nesse problema em que destrói vidas, famílias e a liberdade.

Montando uma linha de raciocínio de como a droga chega até uma pessoa, pode-se pensar em um passo a passo: origem da droga, sua fabricação, a importação ou exportação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com