TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio De Diminuir A Poluição Do Ar

Trabalho Universitário: Meio De Diminuir A Poluição Do Ar. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  308 Visualizações

Página 1 de 4

Atitudes que melhoram a qualidade do ar. E planejamento urbano.

Atitudes que melhoram a qualidade do ar:

(TAUANA) As medidas que melhoram a qualidade do ar são divididas em 2 frentes – indiretas e diretas – que vão da distribuição de centros urbanos, áreas industriais e malha viária, até ações diretas na fonte emissora poluente.

(TIAGO) • Medidas indiretas

Afastar emissores de poluentes.

Ventos.

Planejamento urbano.

Demarcar áreas.

Pavimentação (menos poeira).

Gramados, áreas verdes (umidade, diminuem poeira e velocidade dos ventos).

Cortina de árvores, 80% retenção.

Chaminés altas.

Lei anti-fumo.

Substituição de combustíveis (Tauana vai falar depois).

Manutenção de equipamentos (exemplo carros).

Operação na capacidade indicada (aumento da vida útil).

Consiste em distribuir de forma adequada as fontes de poluição de maneira que fiquem distantes das áreas residenciais, com grande concentração de pessoas, as quais acabam por serem contaminadas pelos resíduos. Nesse tipo de distribuição deve-se levar em conta a direção habitual dos ventos, já que são estes que levam os poluentes. Ruas pavimentadas e limpas emitem menos poeira na atmosfera, áreas com mais vegetação e gramados também deixam o ambiente mais úmido, impedindo a formação de poeira, e diminuindo a velocidade dos ventos. Uma cortina de árvores é capaz de reter 80% das partículas que podem ser inaladas.

Eliminar, reduzir ou afastar os poluentes: melhorar a distribuição do espaço das fontes de poluição, demarcar áreas industriais distantes de centros urbanos por exemplo, evitando que os resíduos das empresas acabem por afetar a vida da população. Chaminés altas, no intuito de afastar a fumaça do nível solo. Substituição de combustíveis, de matéria prima, optar por gás natural a queima de madeira/carvão por exemplo. Manutenção dos equipamentos de produção (aumento da vida útil), operação dos mesmos na sua capacidade indicada, evitando sobrecarga, diminuindo assim a necessidade de energia.

(TIAGO) •Medidas diretas: instalação de equipamentos que reduzem os resíduos lançados na atmosfera, catalisadores e filtros que diminuem os poluentes entre 70% e 80%.

Filtros.

Catalisadores, processo químico. (transforma monóxido de carbono, hidrocarbonetos em água, gás carbônico, hidrogênio).

(TAUANA) •Energia

Tomar banho em menos tempo, investir em aquecimento solar, o chuveiro elétrico é responsável por 25% a 35% do consumo de energia residencial, o investimento paga-se em 2 ou 3 anos, gerando economia após isso.

Desligar os aparelhos que não estão sendo usados, desligando da tomada, mesmo em stand-by continuam consumindo. Verificar as borrachas de freezers e geladeiras, se uma folha de papel colocada entre a porta não parar é porque não está bem vedada. Máquinas de lavar louça e roupas apenas com a carga máxima.(economia de energia).

Geração de eletricidade é responsável por 25% das emissões de CO².

Uso de Carvão Mineral em 23% da produção energética mundial, gás natural 21%, energias renováveis apenas 2%.

(TIAGO) •Carne:

Diminuir o consumo em pelo menos 1 dia da semana, pra posteriormente diminuir ainda mais. A pecuária contribui em 15% do total do aquecimento global, uma vez que o processo de digestão dos animais gera o gás metano, sendo liberado na atmosfera, também pela necessidade de pastagens, o que acarreta desmatamento de grandes áreas e queimadas. Para a preparação do churrasco é necessário a queima de carvão.

Pecuária, 15% aquecimento global total.

Diminuir consumo em 1 dia da semana.

Gás metano, vacas.

Pastagens.

Desmatamento.

Queimadas.

Carvão, churrasco.

(TAUANA) •Combustíveis fósseis:

Regular o motor do carro, calibrar os pneus pelo menos 1 vez por semana, carros regulados consomem 9% menos de combustível, revezar carro e carona, usar bicicleta, caminhar, transporte publico . Na compra de um carro optar por um que tenha consumo eficiente, que seja flex, utilizando álcool sempre que possível. Prefira produtos da região, evitando longas distancias de transporte (economia de combustível).

(TIAGO) •Produtos:

Comprar produtos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com