TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDE- FILME “A ONDA” E O CONTROLE SOCIAL

Por:   •  20/11/2018  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 2

TDE- FILME “A ONDA” E O CONTROLE SOCIAL

MARIA OLÍMPIA PRADO

DIREITO 1B

O filme “A Onda” retrata o dia-a-dia de uma classe escolar, em que um professor afim de ensinar sobre autocracia, de uma maneira mais interessante, faz uma experiência que consiste em trazer o modelo autocrático por 1 semana na determinada turma, os próprios alunos já diziam que seria impossível instaurar um regime autoritário nos tempos de hoje. O professor inicia sua experiência impondo algumas normas, como o uso de um uniforme, cumprimentos específicos do grupo e outras exigências comportamentais. Porém, rapidamente, o movimento proposto se torna realmente em um mecanismo de controle. Os alunos estavam sendo completamente manipulados sem ao menos perceber e aquele que não aderisse ao grupo “A Onda”, era totalmente excluído, como se a pessoa não existisse.

O final do filme acontece quando o professor faz uma reunião do grupo “A Onda”, com a finalidade de encerra-lo, após uma confusão de alunos do movimento e alunos de outro curso, que faz ele perceber como as coisas saíram do controle. Nessa reunião um aluno, que era o que estava mais envolvido no movimento, comete suicídio, alegando que o grupo era a sua vida, pois antes dele ele não tinha amigos e sua família não era interessada em sua vida. O professor é preso logo após o ocorrido, culpado do caos que se espalhou.

Ao analisar o filme podemos identificar a crítica que Max Weber faz a liderança carismática, baseada na devoção do poder pessoal. Para o sociólogo, o indivíduo e a sua subjetividade são a base da ação social que temos entre as pessoas. O controle social é dado de um indivíduo sobre o outro. O motivo do indivíduo e quem ele tem como referência são objetos de estudos essenciais. Para ele, a sociedade vem desse ato inconsciente que temos de um ter controle sobre o outro. Para Weber o sentido social da ação pode vir de um caráter racional ou de uma natureza irracional.

Em minha percepção sobre o filme, podemos relacioná-lo com o que Weber diz ser a natureza irracional, que vem de emoção e tradição, a irracionalidade das massas, muitas vezes, resulta na obediência, como podemos identificar no filme. O filme também mostra as razões que podem levar à alienação como o vazio que as pessoas sentem e também tem a questão que as pessoas sentem a necessidade de serem aceitas por algum grupo, podendo ser facilmente influenciadas por ele. Por isso que o papel da família e as orientações da família e do professor são tão importantes na formação dos jovens para evitarem problemas sociais deste nível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com