TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERMO DE MEDIAÇÃO

Por:   •  25/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

DECLARAÇÃO DE ABERTURA DE SESSÃO DE MEDIAÇÃO

Prezados, bom dia.

 Meu nome é Wagner Cavalheiro, estou aqui para ajuda-los e gostaria de fazer uma breve explanação do evento que aqui ocorrerá.

Sou mediador judicial e fui designado para esta sessão de mediação em função de uma parceria institucional entre o Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul - Comarca de Rio Grande e a Faculdade Anhanguera do Rio Grande, instituição à qual sou vinculado.

Meu objetivo nesta sessão de mediação é colaborar para que se encontre uma solução de consenso para o litígio entre vocês.

Existem duas formas de resolver esta ou qualquer outra ação.

A primeira se dá pela forma tradicional onde são apresentadas as alegações de cada parte, produzidas as provas e o juiz analisa estas alegações e as provas, para, a partir desta análise, impor uma decisão. Assim, neste caso prevalece a opinião do juiz, a qual é imposta.

Já pela segunda forma de solução o que importa não é a vontade do juiz, mas a vontade das partes, ou seja, dos Srs.

Há duas grandes vantagens nesta segunda forma de solução.

A primeira consiste no tempo. Já neste caso o processo pode ser resolvido agora. Seguindo o primeiro caminho será marcada uma nova audiência para a produção das provas orais, num prazo não inferior a 06 meses, para que depois o juiz julgue o processo, podendo haver vários recursos, o que pode fazer o processo se arrastar por anos.

Caso se chegue a um consenso nesta mediação, os senhores saem hoje e agora desta sala com a situação resolvida definitivamente.

Portanto, nesta forma de resolver um conflito pela mediação poupa tempo e evita desgastes.

Outra vantagem é que não há riscos. Ou seja, na forma tradicional nunca se sabe o resultado do processo, nunca se sabe o que o juiz vai decidir. E com isto temos o risco de que o que esperamos não seja alcançado.

Já na mediação o que for ajustado é o decidido, resolvido e será cumprido, de modo que não há riscos.

Ainda destaco que o papel da Justiça é buscar a paz na sociedade e decisões impostas nem sempre conseguem chegar neste objetivo.

Mas para isto é muito importante que haja boa vontade, esforço e colaboração, tanto das partes, como os advogados.

Vendo que vocês estão acompanhados de advogados, o papel deles é de auxiliar nestas reflexões, de modo que é muito importante a participação e a opinião dos seus advogados.

Não obstante, gostaria de salientar que todos terão oportunidade de se manifestar e colaborar com esta audiência. Entretanto, gostaria de pedir que enquanto uma pessoa falar a outra preste atenção e aguarde a sua vez de se manifestar, para que possamos desenvolver esta audiência de forma eficiente, produtiva e respeitosa.

Caso não seja alcançada a solução de consenso entre as partes, será marcada uma nova audiência.

Tudo certo? Alguma dúvida dos senhores?

Certo de vosso entendimento agradeço a atenção dispensada e vamos adiante!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com