TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSCICOLOGIA APLICADA DO DIREITO

Por:   •  29/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

                 

FACULDADE ANHANGUERA

TRABALHO DE PSCICOLOGIA APLICADA AO DIREITO

Daniel Henrique Cesar Tristão                                RA 332147311570

Abril / 2018


  1. Três situações da vida profissional de um operador de direito na qual a psicologia se faz fundamental.

Cabe ao bacharel em direito garantir os direitos humanos previstos na legislação e primar pela justiça onde para todos sejam respeitados e honrados.

A garantia dos direitos humanos assegura a todo ser humano o direito liberdade e a uma vida digna e igualitária. Neste contexto cabe ao bacharel, através da justiça, assegurar os direitos fundamentais para que o ser humano seja essencialmente privilegiado em detrimento de qualquer outro bem que se possa pensar.

A Psicologia trouxe uma importante contribuição para o Direito que é humanizar o Judiciário em vista do ideal de justiça que é uma demanda dos indivíduos (o que não significa que seja totalmente irrealizável). Segundo Miranda Jr. (1998), o ideal de Justiça deve permanecer como objetivo ético a ser alcançado sempre pela nossa subjetividade incompleta.

As pessoas buscam o Judiciário afim de que juiz resolva seus problemas emocionais. Busca-se na figura do juiz uma solução rápida e instantânea para mediação dos conflitos. Os conflitos se intensificam e as dificuldades se perpetuam, levando a um comprometimento das relações familiares, que tornam difícil, até impossível, qualquer tipo de intervenção (Ramos e SHINE, 1999).

O juiz tem a função é tomar para si as decisões, impor limites e dirimir os conflitos. É julgador, o que vai decidir o que é certo ou errado em cada questão.

Para tomar decisões sobre questões delicadas questões, o juiz pode recorrer ao auxílio do psicólogo judiciário, que é um perito nomeado segundo critérios de confiança e capacitação profissional, para um maior entendimento dos conflitos.

  1. Explique como se dá os níveis de analise psicológico, biológico e social.

Social: É o âmbito da interação social, a interdependência entre os indivíduos e o encontro social. Seu campo de ação é portanto o comportamento analisado em todos os contextos sociais. Uma pesquisa nos manuais de ensino e ementas das diversas universidades nos remetem à:

  • Interação pessoa/pessoa;
  • Interação pessoa/grupo (os grupos sociais)
  • Interação grupo/grupo (enfoques nacionais, regionais e locais)

Psicológico: Psicologia Jurídica é o campo da psicologia que agrega os profissionais que se dedicam à interação entre a psicologia e o direito. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.

Biológico: Reconhecer o direito à identidade biológica/genética para o ser humano, sujeito de direitos e deveres, assume relevância na atual conjuntura em que se desenvolvem os valores sociais e, especialmente, a ciência da medicina genética e biotecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (133.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com