TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE PSICOLOGIA JURIDICA E CRIMINAL

Por:   •  28/10/2022  •  Monografia  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO DE PSICOLOGIA JURIDICA E CRIMINAL

ALUNO: Mateus Rezende Cecconello Silva

RA: 822229596

TURMA: Quinta - Feira Noturno

Resumo do livro Psicologia e prática forenses

Capítulo 11 Perícia psicológica na vara do trabalho

Neste capítulo logo no início a autora descreve os princípios da relação de trabalho que está escrita na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) algumas delas são cumprimento de horário, acatar ordens dos superiores entre outras. Também é citado o 2° art. da CLT onde regem os termos que o empregador tem com o empregado como pagar salário e condições de higiene e segurança no trabalho. Ela classifica o que é o empregado e o seus direitos utilizando o art. 3° da CLT. No texto também é comentado as alterações na CLT e as novas regulamentações do trabalho “home office”, esclarecendo as normas básicas das relações de trabalho.

Ela comenta sobre as ações trabalhistas e destaca o art. 818 que fala sobre o ônus da prova, dando a hipótese de afastamento do trabalho por questão de saúde mental e que seria necessário um laudo de um psicólogo que fosse aceito pelo juiz. Ela se aprofunda nas relações de trabalho e saúde mental, e mostra quantas pessoas são afetadas por transtornos psicológico e seus fatores de vulnerabilidade e como isso afeta a forma que a pessoa lida com sua vida e com o seu trabalho. Ela fala da importância da perícia psicológica junto com a justiça do trabalho onde pode mostrar a incapacidade da pessoa continuar exercendo seu trabalho e ajudar a tratar os transtornos mentais.

É explicado oque é o assédio moral na relação de trabalho e como ele pode ocorrer sendo físico e mental, dando exemplos de como ocorre podendo ser praticado por colegas de trabalhos, superiores e até por subordinados. Dando ênfase no assédio segundo gênero que é o mais relatado. Mostra como isso afeta o indivíduo e sua saúde podendo causar danos à saúde. O texto fala sobre assédio sexual no trabalho e suas características, sendo feito por chantagem ou intimidação ocasionado um ciclo de assédio sexual. É mostrado os danos psíquicos que esses abusos podem trazer para a pessoa como baixo desempenho no trabalho e na vida pessoal.

No final do capítulo falasse sobre intoxicação por metais pesados como mercúrio, chumbo e manganês e quais são as consequências a saúde causada por esses metais e como esses metais afetam o sistema psicológico demonstrando a importância da pericia psicologia que pode detectar essa falha no local de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com