TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhista

Por:   •  20/6/2015  •  Dissertação  •  2.819 Palavras (12 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

                                                         SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3, 4, 5
2 Objetivos 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos específicos 6
3 DESENVOLVIMENTO 6
3.1 Gestão por competência e do conhecimento 6
3.1.1 Valores corporativos aplicados à gestão por competências. 6
3.1.2 Competências individuais sob o cenário de inserção da Cosmotec. 6
3.1.3 Ações de valorização do conhecimento. 6
3.1.4 O manual de integração da empresa Cosmotec pode ser considerado um conhecimento organizacional? 7
3.2 Empreendedorismo 7
3.2.1 Justifique a firmação “Outro detalhe comum é o espírito empreendedor dos pais”, nesse caso se referindo a Marly e Luciano. 7
3.2.2 Sabemos das características dos empreendedores, porém na falta do ideal acabam por improvisar, cite 3 situações onde foi necessário improvisar para suprir a necessidade do ideal? 7
3.2.3 Sabendo das limitações financeiras da empresa, quais foram os artifícios para divulgar a marca Galena? 7
3.3 Planejamento de Carreira 7
3.3.1 Identifique como estão estruturados os cargos e a politica de carreira na Cosmotec. 8
3.3.2 A Cosmotec valoriza a diversidade como aspecto relevante na gestão de pessoas. De acordo com a politica interna da empresa, quais são as vantagens em adotar essa prática? Descreva. 8
3.3.3 Como os valores corporativos da Cosmotec podem favorecer a politica de carreira da empresa? Descreva. 8
4
CONCLUSÂO 9
5 REFERÊNCIAS 10


1 INTRODUÇÃO


        Este trabalho pretende analisar, conceituar e aplicar os conceitos de Gestão por
 Competências, Gestão do Conhecimento, Empreendedorismo e Planejamento de Carreira, no estudo de caso textual sobre a empresa Cosmotec. A Cosmotec possui valores amplamente praticados por todos na empresa, é neles que está fundamentada toda a cultura organizacional da mesma, são eles:
Declaração de Crenças e Valores:
“Honestidade e transparência nas relações com colaboradores, fornecedores e clientes.
Inovar sempre.
Espirito de equipe e respeito ao próximo, independentemente de cargos e posições. Agilidade e busca constante de excelência no atendimento aos clientes. Responsabilidade social e ambiental visando ao bem da sociedade. Melhoria contínua em todas as ações da empresa.
Compromisso com os resultados para garantir o crescimento sustentável.
        Gestão por competências é um sistema de gestão desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno à um negócio, identificando os pontos de excelência e fortaleza e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deveras de difícil mensuração, mas o quão mais for possível medir esses perfis, melhor será o conduzir desse gerenciamento. A gestão por competências representa uma alternativa aos modelos gerenciais tradicionalmente utilizados pelas organizações. Propõe-se a orientar esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias para alcançar seus objetivos. Compreender quais são as competências organizacionais críticas para o sucesso empresarial, desdobrá-las em termos de competências profissionais e desenvolvê-las junto ao quadro de funcionários internos. Trata-se de uma metodologia de gestão moderna, focada nos negócios, no mercado e no desenvolvimento profissional permanente.
        A Gestão por Competências direciona sua ação prioritariamente para o gerenciamento da lacuna (gap) de competências eventualmente existente na organização ou equipe, procurando eliminá-lo ou minimizá-lo. A ideia é aproximar ao máximo as competências existentes na organização daquelas necessárias para atingi-la os objetivos organizacionais. Sob essa perspectiva, minimizar eventuais lacunas de competências significa orientar e estimular os profissionais a eliminar as incompatibilidades entre o que eles são capazes de fazer (competências atuais) e o que a organização espera que eles façam (competências necessárias). A gestão de pessoas tem sido desafiada a estabelecer uma maior sintonia com as estratégias corporativas. As políticas tradicionalmente adotadas nessa área não respondem mais às necessidades do mundo atual, pois tendem a condicionar os empregados a adotarem uma postura passiva e reativa. Tal fato decorre da busca de ajustamento do indivíduo à organização e do tratamento dispensado ao ser humano, tratado como se fosse um mero recurso produtivo, como se percebe em diversos aspectos dessas políticas. Na chamada sociedade do conhecimento, uma nova postura se faz necessária, para que as organizações possam aproveitar o potencial criativo e inovador de seus funcionários. As organizações contemporâneas necessitam de pessoas talentosas para que possam sobreviver na nova economia. Num mundo onde as decisões, os processos e as atitudes devem ser rápidas e agressivas, o diferencial de uma organização são as pessoas que lá trabalham com seus talentos e ideias. Não importa o ramo da organização, se quiser prosperar ela precisará de pessoas bem formadas, empreendedoras, visionárias, inovadoras e entusiasmadas. Pessoas que possam resolver problemas, com muito talento e alto poder de realização, flexíveis e capazes de enfrentar novos desafios. São elas que ajudarão novos negócios a atravessar os obstáculos da nova economia
        A Gestão do Conhecimento, do inglês KM - Knowledge Management é uma disciplina que tem suscitado cada vez mais atenção nas últimas décadas, tendo originado inúmeros trabalhos de investigação e investimentos cada vez mais significativos por parte das organizações que reconhecem a sua crescente importância.
 Tendo em vista as mudanças ocorridas, como a globalização da economia, o avanço tecnológico, o conhecimento tornou-se valioso. As empresas passaram por três etapas: era industrial clássica, era industrial neoclássica e era da informação. A Tecnologia da Informação aliada à Gestão do Conhecimento, torna-se um meio e não um fim, para o sucesso de uma estratégia. Ao contrário do que acontecia antigamente, em que as empresas guardavam seus conhecimentos a sete chaves, com a Gestão do Conhecimento, toda informação deve ser transformada em conhecimento e distribuída a todos interessados.
        Utilizando à gestão do conhecimento a empresa diminui os gastos em produtos e começa a investir em capital intelectual, o que tem um melhor custo-benefício, pois o maior capital que a empresa possui é o conhecimento de seus colaboradores. Os colaboradores quando são ouvidos e podem dividir suas opiniões, se sentem valorizados e trabalham com paixão. Dessa forma o trabalho flui com maior eficiência, qualidade e dedicação.
        Empreendedorismo é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.
 O empreendedorismo é essencial nas sociedades, pois é através dele que as empresas buscam a inovação, preocupam-se em transformar conhecimentos em novos produtos. Existem, inclusive, cursos de nível superior com ênfase em empreendedorismo, para formar indivíduos qualificados para inovar e modificar as organizações, modificando assim o cenário econômico. O empreendedorismo corporativo significa aplicar a atitude de empreendedor no âmbito corporativo, ou seja, de uma empresa. A presença de empreendedores em uma empresa potencia o seu crescimento. O empreendedor é aquele que apresenta determinadas habilidades e competência para criar, abrir e gerir um negócio, gerando resultados positivos.
        O plano de carreira tem por objetivo colocar a pessoa nos trilhos do sucesso pessoal, profissional, familiar e comunitário, programando, assim, o crescimento nas quatro áreas de maneira eficaz. Ele possibilita programar o tempo necessário para alcançar os objetivos e avaliar se os conhecimentos são suficientes ou não para realizar os projetos. O plano de carreira ajuda à pessoa a ter controle sobre sua própria vida evitando que perca tempo, conhecimentos, dinheiro, energias com que não vai trazes os resultados esperados. Para a empresa: diminuem riscos, rotatividade, funcionários motivados, aumenta a produtividade, qualidades dos serviços e ganhos financeiros entre outras coisas.
        Os quatro itens descritos acima são de grande importância para o desenvolvimento financeiro, estrutural e organizacional das empresas.
 O Plano de Carreira tem como missão a potencialização e a atuação dos colaboradores na empresa, fazendo com que eles estejam mais motivados, aumentando a produtividade, com isso, se desenvolvendo e ficando cada vez mais tempo no empreendimento. Pode-se concluir que se deve dar importância à elementos, como função, cargo, descrição do cargo, requisitos, valor relativo e absoluto, estrutura de cargos e mercado de trabalho, para que se possa estabelecer de forma coerente a especificidade de cada cargo/função.


...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.9 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (315.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com