TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Questão Direito Empresarial

Por:   •  20/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  64 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÃO 1:

Peterson exerce atividade empresarial na comercialização de produtos esportivos na condição de empresário individual. Preocupado com a crescente concorrência das grandes empresas pergunto a você, especialista no tema, como se estabelece a responsabilidade patrimonial em caso de insucesso do negócio? Apresente, também, uma solução jurídica para Peterson prosseguir com sua atividade comercial.

R:

No caso de Peterson, que exerce atividade empresarial na condição de empresário individual, a sua responsabilidade patrimonial é ilimitada. Isso significa que em caso de insucesso do negócio, o seu patrimônio pessoal poderá ser usado para pagar dívidas da empresa.

Dessa forma, se a empresa de Peterson não tiver recursos suficientes para pagar suas dívidas, seus credores poderão executar bens pessoais do empresário, como imóveis, veículos, contas bancárias e outros ativos, até o limite do valor da dívida.

É importante ressaltar que a responsabilidade patrimonial ilimitada é uma das características do empresário individual, diferentemente do que ocorre com a sociedade limitada, por exemplo, onde a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas.

Por isso, é fundamental que Peterson esteja sempre atento à gestão financeira do negócio, buscando minimizar os riscos e evitar o acúmulo de dívidas que possam comprometer seu patrimônio pessoal. Além disso, ele deve buscar assessoria jurídica para orientá-lo na tomada de decisões e na elaboração de contratos e outros documentos que possam proteger sua empresa e seu patrimônio pessoal.

Juridicamente, a responsabilidade patrimonial ilimitada do empresário individual está prevista no Código Civil brasileiro, em seu artigo 980-A. De acordo com esse artigo, o empresário individual é o empresário que exerce em nome próprio uma atividade empresarial, caracterizando-se pela ausência de separação patrimonial entre o patrimônio da empresa e o patrimônio pessoal do empresário.

Isso significa que, em caso de insucesso do negócio, os credores da empresa podem executar o patrimônio pessoal do empresário individual para satisfazer suas dívidas, até o limite do valor devido.

Vale lembrar que a legislação brasileira também prevê outras formas de exercer atividade empresarial, como a sociedade empresarial, em que a responsabilidade dos sócios é limitada ao valor de suas quotas. Cada forma de exercício da atividade empresarial tem suas próprias características e implicações jurídicas, devendo o empresário avaliar qual a melhor forma para o seu negócio, considerando as peculiaridades de cada caso.


SOLUÇÃO JURÍDICA 1:

Uma possível solução jurídica para Peterson prosseguir com sua atividade comercial é a constituição de uma sociedade empresarial, como a sociedade limitada, por exemplo.

Ao constituir uma sociedade limitada, Peterson poderá contar com a limitação de sua responsabilidade patrimonial ao valor das quotas que subscrever no capital social da empresa. Isso significa que, em caso de insucesso do negócio, seus bens pessoais estarão protegidos, uma vez que os credores da empresa só poderão executar o patrimônio da empresa, e não o patrimônio pessoal dos sócios.

Para constituir uma sociedade limitada, é necessário elaborar um contrato social, que é o documento que estabelece as regras e condições da sociedade, como a participação de cada sócio no capital social, a forma de administração da empresa, as responsabilidades de cada sócio, entre outras questões relevantes para o funcionamento do negócio.

Além disso, é importante que Peterson conte com a assessoria de um advogado especializado em direito empresarial, que poderá orientá-lo na elaboração do contrato social e demais documentos necessários para a constituição da sociedade limitada, bem como na tomada de decisões importantes para o negócio, visando sempre a proteção do patrimônio da empresa e dos sócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com