TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Direito Empresarial

Monografias: Trabalho De Direito Empresarial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2013  •  2.946 Palavras (12 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE

ANHAGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

DIREITO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO

Pólo 596 de Apoio Presencial: Osvaldo Cruz – SP

Curso: Ciências Contábeis - 2º semestre de 2012

Professor Tutor Presencial:

Ivan Lucas Savi

Prof. Ma. EAD:

Juliana Leite Kirchner

Acadêmicos:

Érica Emanuelle Oliveira Marques – RA 296997

Mayco Pelozo Freitas – RA 301232

Raynne Jacomele Marcuzo – RA 343873

Noberto Barbosa – RA 297072

Renato Pasquini – RA 296956

ETAPA 1

Buscando a conceituação dos temas abaixo para elaboração do relatório final temos:

Conceito de direito comercial, empresarial, empresa e sua evolução e empresário

DIREITO COMERCIAL – Entende-se seu conceito como o ramo do direito que se encarrega de regulamentar as relações entre pessoas, vinculando-se aos atos, locais, mercadorias e contratos no comercio. É um ramo do direito privado que engloba as normas e leis que regulamentam os comerciantes e o ramo de atuação, a grosso modo, é o ramo que regula a relação comercial (tudo), temos relação objetiva que é os atos do comercio e subjetiva que é a própria pessoa do comerciante. Por fim, o direito comercial visa estruturar a organização empresarial moderna e regula o estatuto jurídico, ou contrato de uma empresa.

DIREITO EMPRESARIAL - No atual cenário econômico tomado pelo processo da globalização e pelos avanços tecnológicos, é importante destacar a crescente influência e participação da empresa, estando, ela, sem dúvida, no centro da economia moderna, constituindo a célula fundamental de todo o desenvolvimento empresarial. A Lei nº 10.406, promulgada em 10 de janeiro de 2002, entrou em vigor a partir de 11 de Janeiro de 2003, trouxe mudanças em vários pontos do ordenamento jurídico relativo a atos civis em território brasileiro. Foi batizada "Do Direito da Empresa" a parte que estipula as normas relativas ao comércio. É o conjunto de normas jurídicas (direito privado) que disciplinam as atividades das empresas e dos empresários comerciais (atividade econômica daqueles que atuam na circulação ou produção de bens e a prestação de serviços), bem como os atos considerados comerciais, ainda que não diretamente relacionados às atividades das empresas, conforme MAMEDE 2007.

EMPRESA E SUA EVOLUÇÃO – O conceito de empresa vem-se ampliando e com isto, também, tudo o que a ela se refere, inclusive o capital. Empresa significa empreendimento, associação de pessoas para exploração de um negócio. É o conjunto de atividades do empresário. É toda organização econômica civil, ou empresarial, instituída para a exploração de um determinado ramo de negócio. Empresa é a atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços.

EMPRESÁRIO - De acordo com o Professor Fábio Ulhoa Coelho, “Empresário é a pessoa que toma a iniciativa de organizar uma atividade econômica de produção ou de circulação de bens e serviços”.Ser empresário é exercer profissionalmente uma atividade econômica organizada, então empresa é uma atividade de produção ou circulação de bens ou serviços. O empresário tem o seu conceito definido no Código Civil, especificamente em seu artigo 966, como sendo aquela pessoa física (empresário individual) ou jurídica (sociedade empresária) que “exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.”.

ESCOLHA DA EMPRESA:

Razão Social: Guilherme Torquato de Freitas ME.

Nome Fantasia: Pizzaria e Petiscaria Samba e Sertão

Endereço: Rua Eduardo Rapaci, 61 – Centro – Lucélia/SP – Fone: (018)- 3551-4903

Segmento de Atuação: Produtos Alimentícios – Pizzaria e Petiscaria

Publico Alvo – Todas pessoas dispostas a passar boas horas com amigos de deliciando de produtos de nossa empresa, petiscos, porções e pizzas, junto com bebidas, sucos e batidas.

Numero de Funcionarios: - 14

Proprietários: Marcelo Torquato e Guilherme Torquato

Sistema de Tributação da Empresa: Simples Nacional (LC 123/2006)

A Pizzaria e Petiscaria Samba e Sertão, é uma empresa constituída a pouco tempo, que oferece pizzas e porções diversas para sua clientela. Iniciou suas atividades como pizzaria, no período noturno no dia 13/10/2011, a principio está em fase de pesquisas para abrir também no período diurno, com o objetivo de ser uma empresa familiar e que não fosse vista como um bar. Rapidamente se tornou referência no segmento e atualmente, temos em torno de 14 funcionários.

DIREITO EMPRESARIAL E SUAS FUNÇÃO SOCIAL.

A função social da empresa tem como fundamento fornecer a sociedade bens e serviços que possam satisfazer suas necessidades. O presente artigo traz algumas nuances do direito internacional quanto a função social da empresa e a sua previsão legal.

INTRODUÇÃO

Há na concepção da empresa um substrato econômico consistente na organização dos fatores da produção (terra, capital, trabalho e hoje tecnologia) realizada pelo empresário, no sentido da atividade empreendedora, visando à obtenção de lucro e correndo o risco da atividade.

Os juristas apreenderam o conteúdo e a dimensão do fenômeno socioeconômico da empresa e procuraram valorá-lo juridicamente, explicando-se as variações doutrinárias sob o ponto de vista jurídico, pois diversas foram as posições jurídicas tomadas perante o tema, concluindo-se pela uniformidade na visão do fenômeno como unidade organizacional.

Essa visão unitária da empresa, acolhida pelo Código Civil italiano,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com