TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Economia PIB

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 5

Roger-Pol Droit

Um passeio pela antiguidade

  1. O que DROIT se propõe a escrever esta obra (objetivo do livro)?

 O propósito do livro é um “passeio” por diversos filósofos antigos e através de uma abordagem diferentes de experiencias de existência procurar regras de vida e pensamento que nos faltam a fim de inspirar nossa trajetória pessoal.

  1. Destacar o objetivo da “introdução” de cada capitulo; de cada bloco temático selecionar um personagem por capitulo (em forma de tópicos e ressaltar as ideias centrais de cada personagem); relacionar dois temas com questões atuais.

Viver I

 Observamos no primeiro capítulo 1 que a sua introdução apresenta primeiramente o sentido da palavra “viver”, logo visando descobrir gestos cotidianos, a partir de dois caminhos diferentes: gregos e romanos. Através deles observamos no texto que será possível aprender com Homero gestos de guerra e Virgílio a vida sem perturbações.

Zenão

• Visa atingir um estado em que a vida não esteja acessível aos acasos do mundo, em que as desgraças (doenças, injustiças ou violências) para que elas não tenham mais força.

• Criou o vocabulário dos estoicos (escola que enfatizava a paz do espírito), pois adorava inventar palavras.

• Acreditava que nada está sob nosso controle: riquezas, saúde, reputação ou poder.

• Zenão afirmava que para atingir a plenitude e a felicidade é preciso abandonar todas as paixões terrenas, e que apesar de das piores circunstancias, se controlarmos nossa vontade, razão e capacidade de decidir sobre nossos juízos podemos apesar de tudo ser felizes.

Pensar II

 A introdução do tema 2 nos mostra o quanto o exercício de reflexão e importante para a vida, pois assim como os filósofos na antiguidade que buscavam, não criar conceitos mas mudar a própria vida a fim de se livrar das angustias, devemos dar ouvido as verdades, para que a experiencia do pensar sirva como mutação da existência.

Heráclito

Tudo que se encontra é inseparável de seu oposto: não há vida sem morte, nem noite sem dia e paz sem guerra.

• Dizia que tudo que “tudo é uno” (tudo, apesar de diferente são uma coisa só) uma via de mão dupla, os elementos contrários se recortam e constitui-se reciprocamente. “é o mesmo caminho que sobre e que desce”.

• Para ele tudo muda incessantemente, tudo está em devir, tudo se transforma “tudo flui”.

• No sentido de que tudo se transforma e de que nada é igual ele afirmava que através da sua celebre fórmula: “Você nunca se banhará duas vezes no mesmo rio” isso significa que o rio nunca e o mesmo, que se em um momento uma porção de agua ocupa aquele lugar, em outro instante outra porção toma aquele mesmo local.

• Principal pensamento de Heráclito e que o logos governa tudo, tanto a natureza quanto nossos pensamentos.

Aristóteles

• Considerado um filósofo apaixonado pelo saber, pensava que jamais iria chegar o dia que dirá: “A ciência está concluída, sabemos tudo, não precisamos mais investigar”.

• Movido por uma curiosidade insaciável, buscava compreender, estudar, esclarecer a totalidade do mundo, pois pensava que o homem possuía uma razão inata.

Emocionar-se III

 Platão o introduz o capitulo dizendo que a filosofia é um teatro, e que o teatro é portador dela, para os antigos o teatro é uma forma de pensar por meio da emoção no qual para nós faz falta, pois apesar de toda disposição de tipos de pensamento e maquinas de emocionar, não temos as emoções pensantes. Hoje não temos ideia de emoções que por em movimentos nossas reflexões.

Luciano

• Conceituado como um dos autores que mais evidencia a crueldade do riso, um gênio do humor, sempre com um tom irônico, satírico, incisivo.

• Quando a filosofia se tornou mais grave ele caiu no esquecimento, com sua prosa alemã e seus conceitos pesado. Apesar de tudo era necessário redescobri-lo, pois ele sabia fustigar o ridículo daqueles que pareciam sério.

•  Suas principais características era denunciar as imposturas religiosas e zombar dos excessos filosóficos.

• Luciano observa que os homens tendem a crer em qualquer coisa, desde que haja uma esperança de uma satisfação qualquer.

Governar IV

 Apesar de toda base institucional que temos a respeito da política, ainda nos falta uma articulação pertinente entre o governo de si mesmo. Sabemos superficialmente como governar a nossa existência, tanto como o próprio estado, mas não como elas se articulam. Esse vínculo para os antigos é crucial pois tanto o governo de si quanto o coletivo, este é centro do ser humano. Portanto para entender melhor tais preceitos no olhar dos antigos, devemos procurar além das teorias explicitas, mas colocar a prova as convicções habituais desestabilizando os preconceitos, assim tornando um exercício de cidadania.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com