TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento ilegal de crianças

Artigo: Tratamento ilegal de crianças. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Artigo  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 2

Vulnerabilidades e ações/atividades para seu enfrentamento

1- Maus tratos:

É toda forma de violência física, psicológica ou sexual, praticada por um membro contra crianças e adolescentes. Não ocorre, necessariamente, no lar da criança.

Ações para enfrentamento:

• Realizar ações de aconselhamento para crianças e familiares em ambientes escolares, ou sociais onde haja inserção de crianças e seus respectivos responsáveis.

• Avaliar e planejar ações a serem desenvolvidas no ambiente escolar por meio de reuniões periódicas da equipe de ESF e a equipe escolar.

2- Obesidade:

A obesidade infantil é uma condição em que o excesso de gordura corporal afeta negativamente a saúde ou bem-estar de uma criança. Devido ao aumento da prevalência da obesidade em crianças e seus muitos efeitos adversos à saúde, a obesidade infantil está sendo reconhecida como um grave problema de saúde pública

Ações para enfrentamento:

• Realizar ações que visem avaliação nutricional por meio de medidas antropométricas, avaliação dietética, avaliação clinica, laboratorial e psicossocial.

• Elaborar e divulgar material educativo sobre obesidade, diabetes, sedentarismo, práticas de atividades físicas, hábitos alimentares e estilo de vida, mudanças de comportamento entre outros.

3- Trabalho Infantil:

A exploração do trabalho infantil pode ser caracterizada

como uma consequência da condição de pobreza e miséria de muitas famílias

brasileiras. O uso da mão-de-obra infantil em atividades laborais, de forma

repetitiva, insalubre e perigosa, mesmo na presença dos pais, cria uma ponte para a exploração sexual, doenças e o ingresso destas crianças em outras mazelas sociais.

Ações para o enfrentamento:

• Usar dar intersetorialidades para informar e educar crianças, adultos e empregadores quanto aos riscos que o trabalho abusivo, pode trazer às crianças.

• Melhoria da qualidade de informação sobre crianças e acidentes ocupacionais e doenças, incluindo a análise de sexo e idade das crianças envolvidas, para que possa ser criadas estratégias mais eficazes de prevenção do abuso e exploração do trabalho infantil.

4- Abuso Sexual:

A identificação do abuso sexual pode ser feita mediante o relato da vítima ou de um dos responsáveis, pela constatação da existência de lesões genitais ou anais após o diagnóstico de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) ou gravidez.

Ações para Enfrentamento:

• Orientar, permanentemente, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) sob sua responsabilidade, para a identificação ou suspeitas de violência contra crianças e adolescentes, assim como fazer o encaminhamento necessário para a Unidade de Saúde.

• Realizar notificação compulsória ( suspeita ou comprovação de violência) Faz-se necessário que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com