TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Discussão Sobre o Processo Civil

Por:   •  1/9/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 7

Uma discussão sobre o Processo Civil

1. O processo civil enquanto ciência

Desde o início da convivência do homem em sociedade, é por meio de regras que se busca chegar aos objetivos dos anseios dos contratantes do pacto que comumente damos o nome de contrato social.

Com o passar do tempo, o convívio em sociedade foi se aprimorando, e a ideia de convívio social levava a necessidade de criação de regras por essas sociedades ou comunidades, onde essas regras passaram a ser escritas, e mais complexas, como também para estruturar e organizar a coletividade propriamente dita, a partir daí surgem os Estados, com a função tanto de punir, como regular as relações interpessoais. Nesse período o processo era considerado apenas como uma forma de concretização vinculada, um mero exercício dos direitos materiais.

A partir desse ponto, passou a ser responsabilidade do Estado desenvolver “maneiras” para concretizar sua intervenção e fazer cumprir as normas positivadas por ele. Pode-se entender que essas maneiras das quais o Estado lança mão para a objetivação da tutela jurisdicional tratam-se das regras processuais. Afinal, o processo é o instrumento utilizado para a garantia da jurisdição estatal. É nítido que os legisladores antigos não tinham conhecimento do que viriam a ser as normas processuais como as conhecemos que seria possível toda a evolução a que chegaram, uma vez que o processo civil origina-se de tempos remotos, que é sabido que nesse período não havia divisões de ramos do direito como atualmente há. Com a evolução das relações humanas e do direito ao longo de toda história do mundo, passa-se a tratar o direito processual civil de maneira desvinculada, no entanto, não de forma absoluta, do subjetivismo material que viria a ser adotado futuramente.

Tem grande influência no desligamento conceitos e funções do processo de sua matriz materialista, o movimento iluminista. Pois, todo o fomento racionalista do Século das Luzes atingiu não apenas a sociedade burguesa como também os juristas desse período. Não se pode negar que as transformações ocorridas na Europa mudaram a forma de relação entre Estado e indivíduo, de maneira a romper com velhas estruturas.

Após essa “quebra” com antigas dogmáticas formais, o direito processual passou a ser visto como uma ciência propriamente dita, ganhando a devida autonomia dentro da ciência jurídica. Por conseqüência, o direito processual passa a ter seu objeto próprio, assim como sua metodologia e estrutura sistemática.

2. Do processo civil como forma e pacificar a sociedade

Como já dito no inicio da criação do processo civil esse tinha como objetivo para sua criação ser uma ferramenta para a resolução das lides existentes dento daquela sociedade. Após mais alguns anos de evolução esse passou a ser tido como ciência, passando a ter autonomia dentro do ramo jurídico, o que confere a este o poder de promover meios que julgue efetivos para dirimir os conflitos, e não somente isto, mas também a faculdade de dizer quando serão aplicados tais meios.

E nos dias atuais não se mostra muito diferente a finalidade do processo civil para a sociedade, continua a ter o mesmo objetivo, mas este é inumeramente mais solicitado do que quando criado, e a abrangência das espécies de lides são maiores, o que exige que o ramo processual civil esteja em constante evolução, para que consiga solucionar com maior celeridade, menores custos e efeitos colaterais para as partes.

Hoje com o novo CPC/15 mostra mais uma vez a evolução da ferramenta de pacificação social. O legislador buscou acelerar os ritos sem tirar a efetividade destes, fazendo com uma lide, quando querida pelas partes, possa ser solucionada por meio de arbitragem, mediação ou conciliação, o que diminui os processos para o judiciário, e que dá maior celeridade tanto para o processo mediado, como para os processos que foram para as vias judiciais. Isso se mostra em busca do bem social, o bem maior, que era nos primórdios da sociedade o objetivo do Direito, e continua sendo.

Grande parte das inovações é dirigida, em analise superficial, como para maior benéfico da partes envolvidas e do judiciário, no entanto em segunda análise, desta vez mais profunda, podemos ver que elas atingem todas as camadas da sociedade, não somente aquelas em conflito, mas também aquelas que não estão, e que podem vir a estar nessa posição. Ao conferir maior autonomia aos PROCONS, por exemplo, o legislador teve a intenção de dar celeridade à solução das lides existentes entre credor e devedor. Uma vez que confere poderes a um órgão já responsável por resolver tais conflitos, mas que passa a ter maior efetividade em poder solucionar a lide, se por interesse destes, em sua própria sede, não sendo mais necessário que esta passe por um processo de conhecimento para que seja solucionada, a decisão ali tomada pelas partes e em presença do mediador ou conciliador, tem força de sentença para aquele conflito, uma vez que se chegou a esta por vontade das partes, e consenso destas, importante salientar que a decisão à que se chega por meio desta ferramenta deve ser homologada por um juiz de direito para que produza seus efeitos perante a sociedade, as partes, e terceiro interessado.

Por fim, é nítido perceber que todos os meios que o processo civil dispõe estão direcionados a um mesmo fim, pacificar a sociedade, mas não somente isto, chegar a tão buscada paz social e o bem comum.

3. Da importância técnica do processo civil

Apesar de toda evolução já alcançada pelo empenho e dedicação dos processualistas e legisladores, é nítido que o ordenamento jurídico carece de praticidade. Ressaltando-se a importância do princípio da celeridade processual e da criação de normas legais que devem se adaptar com esse objetivo de forma progressiva, sem se afastar da evolução constante da sociedade em que vivemos.                                                                                      

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (96.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com