TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma vela para dario

Por:   •  24/11/2015  •  Tese  •  734 Palavras (3 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 3

Ánalise do texto a luz da disciplina de Ciências Sociais:

   Tendo nosso protagonista agonizando aos poucos até a morte, o que se viu foram pessoas se aglomerando, espiando. Chegaram o mais próximo que conseguiram tomadas pelo ímpeto da curiosidade mórbida. Especularam sobre o ocorrido. Após reuniram-se em grupos pelos arredores. Os mais de duzentos curiosos, diante do trágico fim de Dário, foram cuidar da vida, outros foram comer e beber no café próximo a cena. A morte de Dário agora já anônima, não incomodava mais ninguém. Ao certo era algo que não comovia, chocava. Como explicar o fato de que as pessoas voltaram a comer e a beber , a poucos metros de um recém falecido Dario, a espera de um  rabecão? Como entender os diversos crimes de furtos ocorridos das mais de duas horas de agonia do personagem. Como entender e explicar a indiferença à dignidade humana, em vias logo após a morte mesmo de um desconhecido.            

Discorreremos sobre esses questionamentos, baseado nos estudos de dois grandes sociólogos, Émile Durkheim e Robert Merton, ambos apresentados e objetos de ensinamentos do Prof. Dr. Eduardo Iamundo em sala de aula.

Tanto Durkheim quanto Merton, buscam explicar parte do funcionamento da vida em sociedade, por meio do conceito de anomia do ponto de vista sociológico.

Antes, cabe dizer que para Durkheim, o fato social é de ordem moral. Pode-se entender então, que é essencial para a convivência social a autonomia do individuo no sentido de que este interiorize princípios que irão controlar as suas práticas sociais. Desse modo, o controle social inicia-se no próprio individuo, que direciona suas intenções, suas ações dentro dos padrões estabelecidos que lhe foram transmitidos pela sociedade. Lembrando que a socialização primária é feita pela família.

Para o controle das condutas transmitidas pela sociedade e que devem ser adotadas por todos, faz-se necessária a fiscalização e a coerção, visando manter o equilíbrio entre norma jurídica, direitos e deveres.

‘’O termo anomia tem significativa importância no estudo da sociologia, particularmente nas análises sociológicas do fato jurídico, pois o termo designa ausência da norma, em outras palavras, ausência de regras sociais. Porém, como é possível entender uma sociedade sem norma? . Em qual momento da história se verificou o total desregramento das relações sociais? . Qual a sociedade civil contemporânea que não apresenta o estado como instituição social? A existência do Estado já impõe a presença da norma ’’. Iamundo, Eduardo – Sociologia e antropologia do direito – Ed. Saraiva p.76

Assim para a antropologia, anomia, de forma resumida, não significa que não existem regras e normas estabelecidas. Essa é a concepção jurídica da palavra anomia.Para a sociologia, anomia significa que existem regras porém não são seguidas, não são cumpridas, e não há a aplicação da coerção. Aquelas pessoas que cometeram os diversos furtos contra Dario, no seu intimo o faziam pois sabiam que não havia coerção, não seriam punidas pelos crimes que estavam cometendo. Este é o conceito de anomia estabelecido por Durkheim.

Para Merton, o surgimento da anomia é resultante da sociedade. É um fenômeno produzidos pelas estruturas e dinâmicas sociais. Não tem a ver com o conflito entre a natureza entre a natureza biológica do homem e as regras sociais. Assim são ‘’criados ‘’ na sociedade comportamentos desviantes. Ser indiferente a uma pessoa agonizando, furtá-la, pisotear um cadáver, caracterizado dito comportamento desviante, que para Durkheim é estudado como conceito ruptura social. Ainda, a indiferença retratada no conto é facilmente observável na sociedade atual. E olha que o conto foi escrito por Travesian no longínquo no ano de 1979, mas ainda é totalmente aplicado à atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (33.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com