TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÉTICA ESTUDANDO PARA OAB

Por:   •  22/11/2018  •  Resenha  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 3

DICAS SOBRE A ADVOCACIA

1 - São nulos os atos privativos de advogado praticados por pessoas não inscritas na OAB, sem prejuízos das sansões civis, penais e administrativas.

2- Não haverá necessidade do prévio conhecimento do patrono já constituído para poder nomear novo advogado , quando houver motivo plenamente justificável, ou sendo necessária a adoção de medidas inadiáveis.

3- Processos existentes no mesmo polo com diversas pessoas com os mesmos interesses o advogado poderá ser o mesmos. Casso haja divergências quanto aos interesses e o advogado for patrono de dois ou mais cliente, o mesmo deverá buscar a harmonização entre seus clientes. Caso o conflito permaneça ele deverá optar com prudência e descrição por um dos mandatos, renunciando aos demais e resguardando sempre o sigilo profissional.

4- Uma pessoa meramente aprova na OAB (Não é advogada só passou na prova) é diferente daquela pessoa efetivamente inscrita na Ordem. (passou na prova e se inscreveu na Ordem, é advogada). A aprovação no exame da ordem é apenas requisito para a inscrição. E a inscrição é requisito para o Exercício da profissão de advogado.

5-O advogado poderá exercer a advocacia em todo território nacional. Para isso deverá está inscrito no conselho seccional em cujo território pretende exercer o seu domicilio profissional. (considera se domicilio profissional a sede que principal da atividade da advocacia, prevalecendo o domicilio do advogado).O advogado poderá trabalhar em outro estados devendo promover sua inscrição suplementar nos conselhos seccionais cujo território para exercer habitualmente a profissão. Quando o advogado atuar em mais de 5 causas distintas nesta federação ou quando o advogado abrir uma filial de seu escritório em outra federação este deverá fazer sua inscrição suplementar.

6- A atividade da advocacia é incompatível com a de militar de qualquer natureza que esteja ativa.

7-Exerce advocacia publica os integrantes da advocacia da União,da defensoria publica ,das procuradorias, consultorias jurídicas dos Estados, Distrito federal, Municípios, Autarquias e das fundações publicas(são Adm. Indireta que fazem parte da advocacia pública), estando todos obrigados a inscrição na OAB para exercício de suas atividades. Já a Sociedade de economia mista e as empresas públicas não pertence a categoria de advogados públicos. Não exerce a advocacia pública os advogados das sociedades de economia mistas e das empresas públicas.

8-Existem cargos que só podem ser ocupados por advogados. São os casos dos cargos de diretores jurídicos, gerentes jurídicos e atividades de assessoria e consultoria jurídica. A função da gerencia jurídica e diretoria em qualquer empresa publica privada e paraestatal inclusive em instituições financeiras só pode ser exercido por advogado.

9-O advogado poderá sim renunciar o mandato. Para renunciar o advogado deverá representar o mandato por 10 dias seguintes a notificação, salvo se for substituído antes do término deste prazo. Deve notificar o cliente da renúncia preferentemente por carta com AR. Constitui infração disciplinar abandonar a causa sem justo motivo ou antes de percorrer os 10 dias da comunicação da renuncia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.8 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com