TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANALISE DE COMEX NA ECONOMIA

Por:   •  14/9/2020  •  Dissertação  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 3

AVALIAÇÃO COMÉRCIO EXTERIOR – 08.06.2020

QUESTÃO 01:

A desvalorização cambial pode ser descrita como uma alteração negativa na moeda local em relação a moeda internacional, ou seja, o dolar. Existem diversas causas para essa desvalorização, podendo ser uma mudança no cenário econômico, ambiental, político e até mesmo empresarial de grande porte, ou seja, qual mudança de grande evidência impacta negativamente ou positivamente na moeda local.

A desvalorização cambial é um péssimo cenário para a importação, visto que se pagará mais da mesma moeda por um produto. Já para a exportação, é um cenário muito bom, visto que poderá ganhar mais, baseando-se na moeda internacional.

O cenário de crescimento econômico provocado pela desvalorização cambial é muito tênue, sendo que, o crescimento será em apenas empresas de ponta que trabalham com exportação, em outras palavras, quem trabalha com produtos importados não será beneficiado, pelo contrário, entrará muitas vezes em crise. A desvalorização da moeda faz com que produtos importados elevem o preço.

QUESTÃO 02:

A existência dos Incoterms serve para decidir e definir a responsabilidade sobre a carga e a obrigação de pagamento entre importadores e exportadores em um contrato de compra e venda de mercadorias, é essencial definir o que será e o qual grau de responsabilidade de ambas as partes, sendo que depende do termo escolhido celebra uma força contratual, definindo, a repartição dos custos e os direitos e obrigações das partes em relações ás condições de entrega e a transferência de propriedade da mercadoria objeto do contrato, são regras do jogo para transações internacionais. Os Inconterms mais utilizados são CIF E FOB, eles são utilizados, pois em custo e beneficio e divisão de responsabilidades é mais viável. CIF E FOB são mais praticados dependendo de quem é seu cliente final, exemplo FOB é mais utilizado para modal marítimo e B2B, não estão inclusos o custo do frete, sendo este necessário uma contratação adicional pelo cliente e CIF sendo B2C, onde os custos com a mercadoria já estão inclusos no valor.

QUESTÃO 03:

O balanço de pagamentos fornece os registros de todas as transações comercias e financeira de um país em um determinado período de tempo em relação com o resto do mundo, sendo elas compra e venda de mercadorias e serviços (importação e exportação).

O balanço de pagamento contempla uma estrutura com conjunto de transações correntes balança comercial, balança de serviços, transações unilaterais, balança de capital, indicando se houve uma poupança negativa ou positiva e a capacidade de financiamento que um país tem mediante ao restante da comunidade internacional.

O Investimento Estrangeiro Direto IED é uma forma de integrar a economia, sendo que, a transação entre países é um jeito de "troca" e formação de alianças, tanto financeiras como geopolíticas. Apenas com o investimento e consumo nacional, um pais consegue em tese se manter, porém, para fortalecer a sua própria economia, busca-se pilares para exportação, ou seja, pontos fortes em que o pais se destaca. Já para os pontos fracos, ou seja, os que o pais não tem muita ênfase, procura-se parceiros para exportação de bens, materiais e produtos, sendo assim o moto pelo qual a economia do comércio exterior é movida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com