TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Economia Brasileira na Década de 90

Por:   •  21/10/2020  •  Resenha  •  1.440 Palavras (6 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Federal do Maranhão

Centro de Ciências Sociais

Departamento de Ciências Econômicas

Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea II

Análise da economia brasileira na década de 90

A primeira metade dos anos 90 foi marcada pelo governo Collor e seus planos Collor I e Collor II e a sua renúncia. Assim como, pelo governo Itamar Franco e o plano real.

O governo Collor tinha como preocupação básica o combate à inflação. Collor trazia um discurso centrado na denúncia da corrupção, assistência às camadas mais desfavorecidas da sociedade e promessas de mudanças profundas na economia.

O Plano Collor I foi lançado no dia da posse do presidente. O objetivo do plano era resolver o problema da alta inflação. O plano era baseado no sequestro da liquidez, ou seja, todas as aplicações financeiras que ultrapassassem o limite de Cr$50.000 foram bloqueadas por um prazo de 18 meses. Pretendia-se que os recursos fossem utilizados em privatizações, o que se verificou apenas parcialmente. Em respeito às medidas fiscais, o Plano Collor I promoveu um aumento da arrecadação, através da criação de novos tributos, aumento IPI, do IOF e outros; redução de prazos de recolhimento; suspensão de benefícios e incentivos fiscais não garantidos pela Constituição, além de uma série de medidas de combate à sonegação, e a implementação de um regime de câmbio flutuante.

O impacto imediato do confisco da liquidez causou um choque sobre os estoques monetários gerando uma profunda desestruturação em termos de condições de emprego e de produção, provocando uma retração do PIB da ordem de 8% no segundo trimestre de 1990. No controle da liquidez houve grande preocupação com o estoque e não com o fluxo, o bloqueio dos ativos monetários restringia apenas o estoque de moeda indexada existente, mas não eliminava o seu fluxo, pois é o fluxo da moeda que gera inflação e não o seu o estoque.

O resultado ruim obtido com a persistência da aceleração inflacionária no inicio de 1991, associado a uma dificuldade crescente de financiamento do governo, levou a uma nova tentativa de estabilização, o Plano Collor II, lançado ainda sob o comando de Zélia Cardoso de Melo, o plano era principalmente uma reforma que visava eliminar o overnight e outras formas de indexação e um congelamento de preços e salários. O overnight foi substituído pelo Fundo de Aplicação financeira que tinha sua composição regulada pelo governo. A maior parte seria direcionada para títulos públicos federais e estaduais garantidos pelo BACEN (43%), outra parte seria aplicada em Títulos de Desenvolvimento Econômico (13%) e apenas o restante seria livre. Criando assim um mercado cativo para a colocação de títulos públicos.

Apesar da queda da inflação entre os meses de fevereiro e maio, a resistência política à equipe econômica, levou a substituição da Ministra Zélia em maio. O novo ministro Marcilio Marques Moreira, adotou o que ficou conhecido como “Plano de Nada”, uma tentativa de combate gradualista à inflação, por meio de um maior controle do fluxo de caixa do governo e dos meios de pagamento, uma maior preocupação com a negociação da divida externa e maior reaproximação do país com o sistema financeiro internacional, o descongelamento dos preços e a preparação para o desbloqueio dos ativos que estavam no BACEN.

O impacto foi à recessão de 1992 sem que se conseguisse a redução da inflação. O desempenho fiscal foi comprometido pela baixa arrecadação, pelas elevadas taxas de juros e pelo quadro político desfavorável pelo processo de impeachment e renúncia do presidente. Após a renúncia de Collor, Itamar Franco assumiu, com Fernando Henrique Cardoso como Ministro da Fazenda.

O plano real foi ultimo plano de estabilização implantado no país. Começou a ser gerado e foi implementado ainda no período Itamar Franco. O Plano Real foi originalmente concebido como um programa em três fases: a primeira tinha como função promover um ajuste fiscal; a segunda a indexação completa da economia- URV; e a terceira concedia poder liberatório à unidade de conta e estabelecia “as regras de emissão e lastreamento da nova moeda de forma a garantir a sua estabilidade”.

A primeira fase do plano, o ajuste fiscal, visava equacionar o desequilíbrio orçamentário para os próximos anos e impedir que daí decorressem pressões inflacionárias. Esse ajuste baseava-se em três elementos principais: corte de despesas, aumento dos impostos e diminuição nas transferências do governo federal. O corte de despesas se referia a implementação do Plano de Ação Imediata que determinava um corte de gasto de sete bilhões concentrados nas despesas de investimento e pessoal. O aumento da arrecadação se daria, principalmente, pela criação do Imposto Provisório sobre Movimentação Financeira. O terceiro elemento do ajuste fiscal foi à aprovação do Fundo Social de Emergência, no discurso do governo, pretendia-se, com o FSE, resolver a questão do financiamento dos programas sociais brasileiros, identificados como prioritários.

A segunda fase correspondia a um novo sistema de indexação, que visava simular os efeitos de uma hiperinflação. Para isso o governo criou um novo indexador. Instituindo assim um sistema bi monetário em que a URV funcionava como unidade de conta, expressando o preço das mercadorias, mas as transações eram liquidadas em cruzeiro real, que mantinha a função de meio de troca. Assim no momento da transação convertia-se o preço da mercadoria expresso em URV. Com isso a inflação persistia na moeda em circulação (CR$), mas não na unidade de troca, cujo valor era corrigido pela própria inflação da moeda ruim. As correções dos valores das mercadorias em URV refletiam o processo de disputa dos agentes pela participação da renda, ou seja, o processo de ajustamento dos preços relativos, que correspondia justamente ao objetivo dessa fase, para evitar choques posteriores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com