TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATIVIDADE 10 DE MONITORIA

Por:   •  6/10/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 6

   

ATIVIDADE 10 DE MONITORIA

A. Para as afirmativas abaixo, considere V para verdadeiro e F para falso.

01

( V )

Para os primeiros keynesianos a política monetária era pouco eficaz.

02

( F )

Segundo os monetaristas, a moeda seria o único determinante da renda nominal.

03

( V )

A quarta proposição monetarista do livro do Froyen afirma que o setor privado não é a fonte de instabilidade da economia.

04

( V )

Milton Friedman afirmava que a demanda por moeda era estável e que a quantidade de moeda é um determinante importante do nível de atividade econômica.

05

( F )

Para Friedman, a moeda deveria ser controlada exclusivamente pelos bancos centrais.

06

( F )

Monetaristas e keynesianos apresentavam as mesmas conclusões sobre as políticas econômicas.

07

( V )

O papel dominante da política monetária na determinação da inflação foi amplamente aceito por autoridades de bancos contrais.

08

( V )

A teoria da taxa natural de desemprego e produto é central na questão das relações de longo prazo entre produto, desemprego e inflação.

09

( V )

Para os monetaristas, no curto prazo, a oferta de moeda influencia as variáveis reais da economia: produto, emprego e, também, os preços, embora este último não de forma completa.

10

( F )

As taxas naturais de emprego e produto dependem da demanda de fatores de produção e de tecnologia, ou seja, dependem de fatores relacionados à demanda agregada.

11

( V )

A curva de Phillips é uma relação negativa entre a taxa de desemprego e a taxa de inflação no curto prazo.

12

( V )

A inflação, no curto prazo, é a taxa de remuneração do capital produtivo, já que os preços dos produtos tendem a elevar-se antes da elevação dos salários.

13

( V )

No longo prazo, os ofertantes de mão de obra anteciparão a inflação, o desemprego retornará à taxa natural. A ampliação da oferta de moeda deixa de exercer influência sobre o emprego no longo prazo.

14

( F )

Tanto para os keynesianos como para os monetaristas, a curva de Phillips de longo prazo é negativamente inclinada.

15

( V )

Assim como os teóricos clássicos, tanto os monetaristas como os novos-clássicos defendiam um governo não-intervencionista.

16

( V )

Os economistas novo-clássicos foram enfáticos nas críticas ao modelo keynesiano de macroeconomia.

17

( F )

Os economistas novo-clássicos não acreditam que políticas que alterem a demanda agregada interfiram nas variáveis reais da economia, nem mesmo no curto prazo.

18

( V )

Os economistas novo-clássicos defendem que os agentes econômicos não incorreriam em erros sistêmicos, já que apresentam expectativas racionais.

19

( F )

No modelo novo-clássico, o mercado deve ser regulado por políticas fiscais e monetárias.

20

( V )

Os keynesianos achavam razoável ver o pressuposto novo-clássico das expectativas racionais como correto, mas somente se aplicado aos formuladores de políticas, e não aos agentes econômicos de forma geral.

21

( V )

Para os teóricos dos ciclos reais de negócios, o ciclo de negócios é um fenômeno de equilíbrio, já que todos os mercados se equilibram.

22

( V )

Nos modelos de ciclos reais de negócios, flutuações no produto ocorrem quando agentes econômicos otimizadores reagem a choques reais que afetam as possibilidades de produção e, também, pela alteração das preferências individuais.

23

( V )

Os teóricos dos ciclos reais de negócios afirmam que as variáveis de oferta são também causadoras de flutuações do produto e do emprego no curto prazo.

24

( V )

Para os teóricos dos ciclos reais de negócios, choques monetários e outros choques nominais do lado da demanda não apresentam nenhum efeito significativo sobre o produto e o emprego.

25

( F )

No ciclo real de negócios, o estoque de capital é considerado fixo, escolhido para cada período pelo agente representativo da economia.

26

( V )

O efeito de um choque de tecnologia positivo, em um modelo de ciclos reais de negócios, desloca a curva de produção para cima, elevando a produtividade marginal do trabalho e, consequentemente, a produtividade, que aumenta o produto.

27

( V )

Nos modelos de ciclos reais de negócios o papel da moeda é de determinante do nível de preços, assim como no modelo clássico original.

28

( V )

Para os ciclos reais de negócios as preferências entre lazer e renda pode também mudar no curto prazo.

29

( V )

Os modelos novo-keynesianos têm como principal tarefa aperfeiçoar as bases microeconômicas do sistema keynesiano original.

30

( F )

Os economistas novo-keynesianos tentam desenvolver uma única base racional para explicar os diversos casos de rigidez de preços e salários.

31

( V )

Um elemento crucial de preços rígidos do modelo novo-keynesianos é que as firmas não estão em situação de concorrência perfeita.

32

( V )

Os modelos de salário-eficiência seguem a premissa de que a eficiência dos trabalhadores depende positivamente do salário real que auferem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com