TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORIA DE BOTÂNICA – ATIVIDADES EXTRAS

Por:   •  2/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 2

MONITORIA DE BOTÂNICA – ATIVIDADES EXTRAS

  1. As flores, por definição, são folhas metamorfoseadas que, em conjunto, constituem o aparelho reprodutor sexual das plantas superiores, tendo importância na reprodução sexual, classificação das plantas (taxonomia) e industrial, comercial, medicinal, etc. Assim, esquematize uma flor completa indicando suas partes.
  2. Complete: O_________ é o conjunto de sépalas que fica na base da ________ que, por sua vez, é um conjunto de _________ e, juntos, formam os ______________. O conjunto de cálice e corola é dito como ___________; em relação à homogeneidade, quando os dois são iguais, dá-se o nome de ___________ entretanto, quando são diferentes recebe o nome de _______________. Em relação ao número de peças no perianto, a flor pode ser _______________, quando há a ausência dos dois verticilos protetores, ________________ quando apresenta ausência de apenas um dele e, na presença de todos, é uma flor _______________. No aparelho reprodutor, existe a parte masculina e feminina.  Respectivamente, dá-se o nome de _____________ e ____________ o conjunto de ____________ e ____________. No que diz respeito ao número de estames em relação ao de pétalas: ______________ quando a quantidade de estames é menor que a de pétalas, ________________ quando os estames e as pétalas têm a mesma quantidade e _______________ quando há um número bem maior de estames.

Em relação ao verticilo protetor, que é chamado de _________, há nomenclaturas distintas quanto a soldadura das sépalas. Quando essas estão unidas entre si, são chamadas de ____________ e quando estão livres ou isoladas recebem o nome de ___________. Pode ser ________, quando as sépalas são em número de três ou seus múltiplos, ____________ ou ___________, com quatro ou cinco sépalas ou com seus múltiplos.

O verticilo protetor interno ___________ também tem nomenclatura semelhante ao outro. Quando as pétalas estão unidas entre si, recebem o nome de ___________ e, separadas, _____________. Quanto ao número de pétalas, pode ser ___________, ____________ ou ___________. Quanto a simetria, pode ser _____________ quando apresenta apenas dois lados de corte iguais; ______________, quando não há simetria, seja qual for a posição do corte e ________________ quando apresenta várias maneiras de corte para que se obtenha partes iguais.

  1. Classifique as imagens abaixo quanto a simetria da corola[pic 1]

[pic 2][pic 3]

            ________________           _______________          ____________

  1. Esquematize um estame, definindo suas partes. Em seguida, esquematize em relação ao seu tamanho relativo: isodínamo, heterodínamo, didínamo e tetradínamo.

  1. Esquematize um pistilo, definindo suas partes. Em seguida, esquematize quanto a soldadura dos carpelos: dialicarpelar e gamocarpelar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (32.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com