TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise do Código de Ética da Empresa Sorgatto Alimentos

Por:   •  13/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.194 Palavras (5 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 5

Fundação Getúlio Vargas – Bauru – MBA em Gestão Empresarial – Turma 36 – Ética e Sustentabilidade – Lycerio Luiz Machado Junior        

TRABALHO INDIVIDUAL

Análise do Código de Ética da Empresa Sorgatto Alimentos – Disponível em https://sorgattoalimentos.com.br/codigo-de-etica/

        A empresa escolhida é do ramo alimentício, empresa que hoje é especializada em produzir tomates industriais, trata-se de uma empresa familiar, que veio de Santa Catarina e começou suas atividades no Estado de Goiás em meados de 1980.

        No início de suas atividades fazia o cultivo de arroz, soja e milho, no entanto, introduziu em seu portifólio outros produtos, entre eles o tomate industrial, se tornando hoje a maior produtora individual de tomates da América do Sul.

        A empresa tem como missão, produzir alimentos de alta qualidade, crescendo e inovando em harmonia com a comunidade e meio ambiente, proporcionando satisfação aos clientes, fornecedores, colaboradores e sócios.

        Analisando o código de ética que a empresa disponibilizou em seu site encontramos pontos positivos, fortes, que devem existir em todo código de conduta, como regras básicas e específicas a serem adotados a fim de cada vez agir com mais legalidade dentro dos preceitos éticos. E também encontramos pontos que podem ser melhorados ou até incluídos, haja vista a não observância de regras que devem ser inseridas para que não seja alegada posteriormente ignorância acerca de determinado tema.

        Analisando os pontos positivos, vemos que no início ele trata diretamente do que se espera de cada colaborador, praticando-as dia a dia.

Também escreve ainda que brevemente o que seria a Ética, dizendo ser um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade, agindo assim como um equilíbrio para um bom funcionamento social.

Uma parte interessante também é quando usa o critério hierárquico como pressuposto de aplicabilidade, sendo que primeiramente a conduta Ética deve ser observada pelo dono do negócio e a partir deste os demais colaboradores e stakeholders.

Um item interessante quando falamos de diversidade que é colocado no código e não é encontrado em outros, que é o critério de peso, assunto que está em alta hoje em dia, sendo inclusive, considerado como preferencial uma pessoa com sobrepeso, e também o tema da “gordofobia”.

Por mais que o Código de Ética da Sorgatto Alimentos seja “enxuto”, ele está bastante abrangente atuando em questões empresariais, pessoais, sociais e ambientais.

Divisão por temas também é interessante, haja vista alguns códigos serem pautados em numerais, como se um código fosse, ele separado por tópicos fica mais prazeroso para a leitura.

O código também busca a igualdade no tratamento sem o peso do crachá, para que nenhum colaborador se sinta menos valorizado que outro por conta do cargo que ocupa.

Por outro lado, temos os pontos que podem ser melhorados e inclusive pontos a serem acrescentados, uma vez que são temas importantes e deveriam sim estar em um código de ética seja qual ramo de atividade for.

Primeiramente, quando aplaudi o item de discriminação que foi colocado e que é a questão do peso, esqueceram de colocar a questão da nacionalidade, uma vez que da simples leitura do código, na empresa não pode discriminar uma pessoa por sua cor mas tal vedação não existe quando estamos contratando um Haitiano por exemplo, este não estaria amparado por este código de ética, terminando em “deficiência física e mental, entre outras”.

Outro ponto, quando fala que repudia o assédio moral e sexual, fica muito limitado, poderia adentrar ao menos um pouco no tema, já que tais circunstâncias são tão abrangentes, limita-se a apenas falar que “repudia” o tema, muitas vezes o código de ética é lido por pessoa leiga, que não compreende as nuances de assédio, poderia, por exemplo inserir o seguinte: “Caracteriza-se assédio quando alguém em posição privilegiada usa dessa vantagem para humilhar, desrespeitar ou constranger. O assédio moral ocorre quando se expõe alguém a situações de humilhação durante sua jornada de trabalho. O assédio sexual visa obter vantagem ou favor sexual.”[1]

Ainda sobre os assédios, não há nenhum canal de comunicação institucionalizado para que um funcionário que venha sofrer assédio faça a denúncia sem ter medo de represálias, já que na maioria das vezes o assediador é um superior hierárquico da assediado. Portanto deveria existir um e-mail ou telefone para que tais acusações cheguem ao conhecimento dos órgãos competentes para que haja apuração dos fatos e responsabilização aos assediadores.

Dita o código que o consumo de álcool e droga é nocivo à saúde, impedindo o trabalho sobre o efeito dessas substâncias, mas neste mesmo ponto, poderia encorajar um colaborador que se torne dependente a procurar auxilio, ajuda para que o mesmo saia deste meio, agindo assim como uma função social do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (110.5 Kb)   docx (217.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com