TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA EMPRESA NATANAEL ALIMENTOS MACHADO LTDA

Por:   •  6/4/2016  •  Artigo  •  1.411 Palavras (6 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 6

ANALISE DA EMPRESA NATANAEL ALIMENTOS MACHADO LTDA

GABRIEL FELIPE FEREIRA EVANGELISTA1, KELLER NATAN MACHADO 2.

1Acadêmico de Administração, UDC, Medianeira – PR, Brasil, Gabrielfelipe@hotmail.com

2 Acadêmico de Administração, UDC, Medianeira – PR, Brasil, keller281195@gmail.com

Área temática: _______________________________

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial (

SIG) na gestão empresarial para a tomada de decisões. Na atual erra da informação na qual nos encontramos, ter um bom sistema de informação é um fator importante na tomada de decisão A tecnologia da informação inovou o mundo dos negócios, fortalecendo o plano de atuação das empresas, a geração de informações rápidas, precisas e principalmente úteis, garante uma estruturação de gestão diferenciada. Além disso, melhora o processo de tomada de decisões pelos gestores.

PALAVRAS-CHAVE: Sistema de informação gerencial, Tecnologia, Tomada de decisão.

INTRODUÇÃO: 

Nos dias de hoje o mundo vive na era da informação, exigindo das organizações uma gestão estratégica eficiente, a qual pode ser facilitada pela utilização de recursos inteligentes oferecidos pela tecnologia de informação e sistemas de informação (SIG).

São software que produzem relatórios fixos, programados periodicamente, com base em dados extraídos e resumidos dos sistemas subjacentes de processamento de transações (SPT) sistemas que processam as detalhadas informações necessárias à atualização dos registros sobre as operações comerciais em uma organização.

Para MURDICK e ROSS (1975) é um grupo de pessoas, um conjunto de manuais e equipamentos de processamento de dados voltados para a seleção, armazenamento, processamento e recuperação de dados com vistas à redução de incertezas na tomada de decisões.

A tecnologia da informação inovou o mundo dos negócios. Os processos empresariais precisam ser dotados de confiabilidade, eficiência e eficácia.

Ela é utilizada para melhorar o desempenho das atividades da empresa, e por consequência apoiar os processos empresariais.

Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo avaliar a importância do sistema de informação gerencial na gestão empresarial para a tomada de decisões.

DESENVOLVIMENTO: Atualmente vemos um cenário de grande competitividade entre as empresas, que em busca de resultados cada vez maiores utilizam ferramentas de otimização de gerenciamento das informações disponíveis em suas bases de dados que fornecem dados precisos que facilitam e otimizam o tempo de resposta aos diversos comportamentos do mercado e da própria empresa. Fermentas como o (SIG) são de grande importância para as empresas que querem e pensam em sobreviver em um mercado financeiro inconstante. Esses fatores junto com, uma má gestão geram decisões erradas que levam a falência de uma empresa. Portanto é de extrema importância implantar essas ferramentas, que podem ser um dos pilares para o sucesso da empresa.

EIN-DOR e SEGEV (1983) é um sistema voltado para a coleta, armazenagem, recuperação e processamento de informação que é usada ou desejada por um ou mais executivos no desempenho das atividades.

DEARDEN ( 1972)  é um método organizado para prover o executivo de informações passadas e futuras sobre a operação interna e o ambiente da empresa.

NASH e ROBERTS (1984) é uma combinação de pessoas, facilidades, tecnologias, ambientes, procedimentos e controles, com os quais se pretende manter os canais essenciais de comunicações, processar certas rotinas típicas de transações, alertar os executivos para a significância dos eventos internos e externos e proporcionar uma base para a tomada de decisão inteligente.

O SIG combina o trabalho teórico da ciência da computação, da ciência da administração e da pesquisa operacional, ele possui orientação para o desenvolvimento de soluções de sistema para problemas.

Para OLIVEIRA (2004), sistema gerencial é o processo administrativo que está voltado as funções de planejamento, organização, direção controle, voltados para os resultados. É o processo de transformação de dados em informações que são utilizados na estrutura decisória da empresa, proporcionando, ainda, a sustentação administrativa para otimizar os resultados esperados.

Os SIG’S atendem ao nível gerencial da organização, defendendo os gerentes de relatórios ou de acesso online aos registros, atendem também aos gerentes interessados em resultados semanais, mensais e anuais e não em atividades diárias.

SCHWARTZ (1970) diz que é um sistema de pessoas, procedimentos, documentos e comunicações que coleta, valida, executa operações, transforma, armazena, recupera e apresenta dados para o uso no planejamento, orçamento, contabilidade controle e em outros processos gerenciais para vários propósitos administrativos, que auxiliem na tomada de decisões.

Já para KENNEVAN (1970) é um método organizado para prover informações passadas, presentes e futuras, relacionadas com as operações internas e o serviço de inteligência interna.

Para DAVIS (1982) é um sistema integrado homem-máquina que provê informações para dar suporte às funções de operação, administração e tomada de decisão na empresa.

 Resumindo um SIG é um sistema que oferece uma informação certa de forma correta para a tomada de decisão. Eles possuem uma multiplicidade de produtos de informação, que são apresentadas através de relatórios, que ajudam os gerentes com o fornecimento de dados e informações para a tomada de decisões. Os relatórios oferecidos por esses sistemas são:

Relatórios programados: Estes relatórios são uma forma tradicional de fornecimento de informações para os gerentes. Exemplos típicos desses relatórios são os relatórios de vendas diários e semanais ou demonstrativos financeiros mensais.

Relatório de exceção: São casos excepcionais de relatórios onde o gerente pode obter informações específicas. Como exemplo, um gerente de crédito pode receber um relatório que contém informações apenas sobre clientes que excedem os limites de crédito.

Informes e respostas por solicitação: Este tipo de relatório mostra as informações sempre que o gerente requisitar. Possibilitam através de suas estações de trabalho respostas imediatas ou que encontrem e obtenham respostas imediatas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com