TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Arte Educação

Por:   •  23/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 3

O consumidor

O perfil do consumidor atual:

A exigência está se tornando cada vez mais comum entre os consumidores, mesmo os produtos sendo de baixo custo, procura por qualidade e bom atendimento e essencial, a independência é outra característica que está presente no perfil do consumidor fazendo com que as empresas não ditem a tendência, e sim atenda as exigências do consumidor.

A mudança na classe média tem bastante influência nesse comportamento, pois agora serviços que antes eram acessíveis somente por consumidores de classes mais altas agora são comuns entre a classe média, tendo por consequência um aumento de demanda e o surgimento de um desafio para as empresas, manter a qualidade de serviço, com o número elevado de consumidores exigentes é necessário manter um relacionamento com o cliente, devido à grande influência da opinião do consumidor atual. Sites e empresas agora tem departamentos específicos para reclamações e avaliações, sendo mais visíveis no ambiente online.

A internet hoje é uma ferramenta crucial para o consumidor atual, mantendo-o o conectado e atento com a velocidades das informações sobre o mercado, pesquisas mostram que 79% dos usuários de smartphones os usam para auxiliar em compras e 70% usam telefone em lojas físicas tornado ainda mais acirrada a concorrência para as empresas.

Essa gama de características entre outras segundo Kotler, são aspectos do consumidor 3.0, Kotler mostra a evolução do consumidor em 3 etapas:

• Consumidor 1.0: procura a empresa, usando a Internet somente como apoio para buscas;

• Consumidor 2.0: ele ganha mais poder de informação e a usa ao seu favor, ampliando suas opções de compra;

• Consumidor 3.0: além do acesso a mais informações, o consumidor pode compartilhar suas opiniões com outros usuários da rede. As empresas é que vão atrás deste consumidor.

Sendo assim estamos vivendo o cenário do marketing 3.0, Kotler explica que: "Hoje estamos testemunhando a era voltada para os valores. Em vez de tratar as pessoas simplesmente como consumidoras, os profissionais de marketing as tratam como seres humanos plenos: com mente, coração e espírito. Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer o seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor."

Mesmo com um mercado cada vez mais competitivo e a exigência aumentando cada vez mais, a chave para a satisfação do consumidor atual é um passo o bom atendimento, saber atender e até mesmo superar as expectavas o que o consumidor atual espera ao fazer uma compra.

O COMPORTAMENTO DE COMPRA DO CONSUMIDOR:

O principal ponto de compra do consumidor se baseia no relacionamento e influência a respeito do produto e serviço o preço de um produto pode representar papéis diferentes no processo de comprar, a medida que a qualidade influencia o produto. Para isso a situação de compra passa a ser um julgamento de valores e comparação entre a qualidade que representa o valor do produto final pelo consumidor.

No entanto se a utilidade for maior, sua intenção de compra será necessária, o consumidor incluirá preço e qualidade de produto, segundo Monroe (1990, p

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (34.6 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com