TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Atividade Economia Monetária

Por:   •  15/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

3. Apresente a explicação dada por Marx à equação de troca da moeda PY=Mv respondendo:

a) O que determina (e regula) a quantidade de moeda (conversível) em circulação?

A quantidade de moeda conversível em circulação é regulada a partir da sua demanda ás transações de mercadorias pelo entesouramento ou “desentesouramento” da moeda e também pela velocidade da moeda.

b) Como Marx explicaria o fato de dezenas de trilhões de dólares terem sido emitidos pelo FED desde 2008 e a inflação nos EUA ter se mantido relativamente baixa?

A emissão de moeda não está apenas vinculada as transações comerciais caso se mantenham os valores dos produtos produzidos um excesso de moeda em circulação aumentaria o entesouramento o que provocaria mudanças no mercado financeiro e assim na taxa de juros e não na inflação.

c) O que faz uma moeda não conversível como o dólar manter tal estabilidade? (dê sua opinião

O que faz a moeda inconversível manter uma certa estabilidade é a sua ligação com o sistema de crédito que por sua vez tem relação direta com a acumulação de capital. Uma vez que, os bancos criam moeda e a disponibilizam no mercado financiando investimentos empresarias.

4. Com base na crítica de Marx à TQM explique sua opinião frente a teoria de comércio internacional (Vantagens Comparativas) de Ricardo.

A teoria das vantagens comparativas de Ricardo apresenta um resultado completamente diferente na realidade do que o apresentando por ele assumindo a Teoria Quantitativa da Moeda. Ricardo considera que todo a nova moeda criada é utilizada apenas para as trocas de mercadorias, além de desconsiderar no Balanço de pagamentos a conta capital e a rubrica rendas e transações correntes, são por essas duas que passam enormes fluxos de dinheiro-capital, ou seja, das relações entre países Ricardo considera apenas a comercial. Então para que o modelo de Ricardo se enquadre toda moeda criada deve ser utilizada apenas para trocas comerciais e as relações dos países são apenas comerciais no balanço de pagamentos. No entanto, essas relações estão longe de serem verificadas na realidade. Segundo Marx a quantidade de moedas que vai efetivamente ser destinada a circulação de bens e serviços é determinada pelos valores totais das mercadorias do país que podem se manter inalterados mesmo com uma maior presença de "dinheiro internacional", desse modo, o dinheiro a mais criado não vai para a circulação de bens e serviços mas será entesourado o que não provoca uma pressão nos preços muito menos na inflação, vai exercer uma influência no mercado financeiro e assim na taxa de juros. Esse ponto desmistifica a primeira premissa. Já a segunda basta analisarmos todos os itens que compõem o balanço de pagamentos, Ricardo desconsidera todos e mantém apenas a relação comercial entre os países o que por si só já é completamente avesso a realidade. Por fim, quando são analisadas as relações comerciais apresentadas por Marx obtemos um resultado completamente oposto ao das Vantagens Comparativas apresentado por Ricardo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (25.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com