TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS ATIVIDADE ECONOMIA E MERCADO

Por:   •  17/3/2020  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – MANAUS RAMOS

CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

ATIVIDADE ECONOMIA E MERCADO

Nome do aluno(a): DARA CAROLINE DE ANDRADE PEREIRA

Curso: RECURSOS HUMANOS – 1º PERIODO

Turno: TERÇA/TARDE

Sala: C 102

QUESTÕES BÁSICAS DE ECONOMIA

Manaus - 2020

Conceito de economia

A economia é uma ciência social que se dedica ao estudo dos processos de produção, intercâmbio (troca) e consumo de bens e serviço. A economia está diretamente ligada tanto as pessoas como as empresas e países e tem como objetivo explicar o funcionamento do sistema econômico seja ele micro ou macro e estudar as possíveis soluções.

Os problemas econômicos fundamentais

Os problemas econômicos são originados da escassez dos recursos de produção, e podemos colocar como um dos problemas econômicos fundamentais, as necessidades do ser humano, que por ter suas necessidades ilimitadas, não podem estas necessidades satisfeitas, em virtude da produção de determinado bem ou serviço ser limitada em virtude da falta de recursos para produção destes bens serviços.

A lei da escassez de recursos

Em Economia tudo se resume a uma restrição quase que física - a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços a partir dos recursos escassos disponíveis a cada sociedade. Se uma quantidade infinita de cada bem pudesse ser produzida, se os desejos humanos pudessem ser completamente satisfeitos, não importaria que uma quantidade excessiva de certo bem fosse de fato produzida. Nem importaria que os recursos disponíveis: trabalho, terra e capital fossem combinados irracionalmente para produção de bens. Não havendo o problema da escassez, não faz sentido se falar em desperdício ou em uso irracional dos recursos e na realidade só existiriam os "bens livres".

Tipos de bens econômicos

Bens econômicos são aqueles bens úteis que possuem preços, são relativamente escassos e são atribuídos a algum esforço humano. Os bens econômicos, ou seja, aqueles que possuem um valor ou preço se dividem em: Bens materiais: São aqueles que como o próprio nome diz, são materiais e tangíveis. Ex: roupas, carros, alimentos, etc. Serviços: São aqueles que possuem preço, porém são intangíveis, como por exemplo: um serviço de advogado, uma consulta de médico, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (89 Kb)   docx (581.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com