TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE ECONOMIA

Trabalho Universitário: ATIVIDADE ECONOMIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  980 Visualizações

Página 1 de 4

1 => Um importante princípio sobre o funcionamento da economia diz que o comércio pode ser bom para todos os agentes envolvidos. Defenda esse ponto de vista. (2,0 pontos)

A idéia de ganhos do comércio constitui assim um dos principais conceitos de Economia, onde os diferentes indivíduos, empresas, ou países, tendem a especializar-se em certas áreas, e, depois, envolvem-se na comercialização do que produzem por aquilo de que necessitam.

O comércio é motor principal da economia. Ao comercializarmos uns com os outros, podemos obter diversos Bens e Serviços a um custo menor. O comercio atual é baseado na especialização e com divisão do trabalho, que aumenta a produtividade dos seus recursos. A especialização, desta forma, faz com que as pessoas, empresas e os países concentrem os seus esforços numa determinada tarefa - o que permite a cada pessoa ou empresa, possa usar com vantagem as suas capacidades ou os seus recursos específicos.

Em resumo, o Comercio pode enriquecer todos os países, empresas e indivíduos que comercializam, os produtos em que se especializaram, aumentando consideravelmente a variedade e a quantidade de consumo, e elevando o nível geral de vida.

2 => Tendo por base o conceito de custo de oportunidade, responda: por que Gisele Bündchen não deve pintar a grade da casa dela? Desenvolva a resposta, argumentando de forma completa e abrangente. (3,0 pontos)

Vamos imaginar que Gisele deseja pintar a grade da casa dela, mas também poderia utilizar a importância gasta nesta pintura para fazer um book novo. Se a pintura custar R$ 3.000,00 e o book R$ 2.500,00, Gisele não deveria pintar a grade e sim fazer o book, neste exemplo ela teve um custo de oportunidade, pois o tempo gasto e o valor investido nesta atividade própria e consequentemente mais lucrativa, se pensarmos no book com uma melhor opção.

Custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada. O custo, até mesmo o custo social, é causado pela renúncia da entidade ou pessoas aos benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou ao mais alto retorno que poderia ser gerado numa aplicação alternativa.

Por outras palavras, o custo de oportunidade representa o valor associado à melhor alternativa não escolhida. Ao tomar uma determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades. À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício não obtido das possibilidades não escolhidas. Portanto, a escolha de uma determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar. O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".

A base do custo de oportunidade é a possibilidade de um ganho ou perda onde exista mais de uma opção, ou seja, é aquilo que você pode deixar de ganhar em uma transação por escolher uma determinada opção. O custo de oportunidade geralmente é expresso em preços relativos, ou seja, é o preço de uma escolha em relação a outra escolha.

3. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB (americano) cresceu e o desemprego quase acabou.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com