TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Avaliação a Distância Contabilidade

Por:   •  8/8/2021  •  Exam  •  1.165 Palavras (5 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]Avaliação a Distância – AD

Unisul Digital

[pic 2]

Avaliação a Distância

Disciplina: Contabilidade

Curso: Ciências Econômicas

Professor:

Nome do aluno:

Data: 19/03/2021

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço Unisul Virtual de Aprendizagem (EVA).

  1. Conceitue cada um deles e discorra sobre as principais diferenças entre ambos.

  1. Regime de Caixa e Regime de Competências (3,0)

Regime de caixa – o registro do evento contábil é realizado no momento em que ocorre a transação financeira, ou seja, as despesas e receitas são registradas no momento do pagamento e do recebimento, considerando-se a data de pagamento ou recebimento como se fosse uma conta bancária. O regime de caixa está mais ligado ao fluxo de caixa, por isso, é adotado quando se observa somente a movimentação financeira da companhia. Assim, uma compra realizada em setembro e paga em novembro será registrada apenas no mês de novembro.

Regime de competência – o registro do evento contábil é realizado na data em que o evento ocorre, ou seja, na data do fato gerador (data do documento, não importando quando vai ser pago ou recebido). Deste modo, as receitas, custos, despesas e investimentos têm os valores contabilizados dentro do mês onde ocorreu o fato gerador, ou seja, na data da realização do serviço, compra do material, da venda, do desconto, etc. Assim, uma compra realizada em setembro é registrada no próprio mês de sua ocorrência, mesmo que o pagamento se concretize apenas em novembro.

A principal diferença entre o regime de competência e o regime de caixa é a forma como são registrados os lançamentos.

No regime de Competência utilizamos a data em que o evento ocorreu, deste modo, como ele antecipa os seus lançamentos, acaba sendo utilizado para organização da contabilidade, sendo a maneira obrigatória de fazer os registros contábeis.

No regime de caixa utilizamos a data em que o dinheiro efetivamente entrou ou saiu do caixa da empresa, deste modo, considera as negociações no ato em que existe a transação financeira, sendo assim, o mais próximo da realidade do cotidiano das pessoas e por essa razão é mais utilizado pelo financeiro por estar diretamente ligado ao fluxo de caixa.

  1. Deduções, custo e despesa (3,0)

Custos – é a soma dos gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço, ou seja, são os gastos necessários para a aquisição, conversão e outros procedimentos, de modo a colocá-los em condições de serem vendidos, transformados, utilizados na elaboração de produtos ou na prestação de serviços que façam parte do objeto social da entidade. Exemplo: matéria-prima, energia, equipamentos utilizados na produção, etc.

Despesas – são os gastos necessários para a obtenção de receita da empresa, todavia, não estão envolvidos ao processo de manufatura ou transformação do produto, ou seja, a despesa engloba todos os gastos relativos à administração da empresa, como as áreas comerciais, de marketing, de desenvolvimento de produtos e financeira, necessários para manter a estrutura funcionando, mas que não contribuem diretamente para a geração de novos itens que serão comercializados e não estão relacionados ao produto final. Exemplos: alugueis, comissão de vendedores, materiais de escritório, etc.

Deduções – são os valores calculados sobre o faturamento bruto dos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, são os ajustes sobre a receita bruta. Não representam sacrifícios financeiros para a empresa. Exemplo: impostos sobre vendas que são pagos pelo consumidor.

A principal diferença entre custo e despesa é que o custo está relacionado com a atividade-fim da empresa (produto final), enquanto a despesa não está relacionado com a atividade-fim da empresa, e sim com as atividades administrativas. Ainda, os custos integram o valor dos estoques, enquanto as despesas são apenas deduzidas do resultado na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Também, um custo impacta diretamente na formação de estoques da empresa, já a despesa não.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (31.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com