TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Construção civil como centro da economia

Por:   •  12/5/2018  •  Artigo  •  634 Palavras (3 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 3

Acadêmicos do 2º ano do curso Engenharia Civil Noturno – UNIPAR – Universidade Paranaense. Trabalho apresentado à disciplina de Economia como requisito de avaliação do 1º bimestre/2018, orientação professora Ana Claudia.  Acadêmicos: Erica Londre 00194909 e Taisa Bonetti 00197630

A construção civil como instrumento de desenvolvimento da economia brasileira

TEIXEIRA, LUCIENE P.; CARVALHO, FATIMA M. A.  

No século XIX, Alfred Marshall relata que a Economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade.  Em síntese, pode-se dizer que a Economia estuda a maneira de administrar recursos escassos com objetivo de produzir bens e serviços, e como distribui-los para o consumo dos membros da sociedade.

Há escassez de recursos pode ser contornada a partir da escolha estratégica de setores de investimentos que tem maior impacto na economia e uma ampla variedade de setores inter-relacionados a ele.

Segundo o artigo “A construção civil como instrumento de desenvolvimento da economia brasileira” a construção é setor chave que deve receber tratamento prioritário na alocação dos recursos, por ser um setor amplo que possui efeitos diretos e indiretos induzidos na produção. Já o artigo “importância do agronegócio para o crescimento econômico de Brasil e Estados Unidos” elege o setor do agronegócio como base da economia brasileira, devido sua participação ativa e impactante na exportação de recursos além de possuir uma alta importância na agregação do PIB brasileiro.

O objetivo base do artigo “A construção civil como instrumento de desenvolvimento da economia brasileira” é representar os efeitos da construção civil na economia visando-a como geradora de valor adicionado, tributos, renda e emprego. De modo, a indica-la como setor chave ao desenvolvimento brasileiro, devido sua importância estratégica, como seu tamanho, impacto na economia e sua importância indireta e induzida para o desenvolvimento.

Usando como referência o artigo “importância do agronegócio para o crescimento econômico de Brasil e Estados Unidos” verifica-se que os produtos do agronegócio são de grande relevância para a economia brasileira, seja por suas exportações, capacidade de geração de renda já que é equivalente a um terço do produto interno bruto. Apesar de ser uma grande fonte importante de crescimento econômico e ser o mais intensivo setor relacionado a mão de obra, boa parte da mesma não possui remuneração.

Porém, o setor do agronegócio considera apenas a geração de emprego e renda, sem analisar outros critérios determinantes na elaborações políticas públicas. Quando que, a construção já possui suas analises focadas nas características estruturais da construção civil nacional e seus efeitos sobre a produção, emprego, renda e tributos. Desta forma, o desempenho do setor facilita o desenvolvimento de uma grande variedade de outras atividades econômicas, gerando uma dependência tecnológica da produção agroindustrial. Pois, os investimentos em construção por meio da ampliação da disponibilidade de energia transporte e telecomunicações são essenciais para o desenvolvimento econômico.

Brum destaca “os investimentos públicos em infraestrutura e nos setores estratégicos básicos beneficiam fundamentalmente o capital nacional” e promove um crescimento econômico mais autônomo e mais dependente. Os investimentos nas atividades de construção ajudam a reduzir os gargalos em infraestrutura que prejudicam a competitividade sistêmica e a sustentabilidade do desenvolvimento econômico.

A construção tem papel fundamental no novo ciclo de crescimento pelas peculiaridades de sua cadeia produtiva, como setor de mão de obra intensiva, de baixo coeficiente de implantação e elevados efeitos multiplicadores sobre a economia, emprego, renda e tributos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com