TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESCASSES DE ENGENHEIRO NO BRASIL PROJUDICA A ECONOMIA

Por:   •  13/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.898 Palavras (12 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 12

A ESCASSES DE ENGENHEIRO NO BRASIL PROJUDICA A ECONOMIA

Elaine Kraus de Oliveira

Gerson Hansen

Tiago da rocha Morrete

Prof. André Luiz Kopelke

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso/Engenharia civil (ECV15) - Economia

23/11/12

RESUMO

Este paper tem como objetivo tentar compreender a realidade da formação de engenheiros civis, para atender a demanda das construções para a copa do mundo. Ao tratar do propalado tema da copa do mundo no Brasil em 2014, e do extraordinário aumento da demanda na área da construção civil, é necessário ressaltar a abrangência que tal debate possui dentro do meio social, não se restringindo, pois, a apenas uma copa, mas ao que ela trará para os brasileiros, em especial aos engenheiros, pois a construção dos projetos e a manutenção dos mesmos precisarão de profissionais qualificados, isso ressalta a importância do tema para todos os engenheiros para saber se existe a quantidade suficiente de engenheiros para atender a demanda solicitada, e o que resulta na economia.

Palavra-chave: Formação. Copa. Qualificação.

 INTRODUÇÃO

       Rumo à copa do mundo no Brasil em 2014, o país tem sofrido crescimentos consideráveis, devido à grande demanda para este mercado. Hoje o Brasil transformou-se em um grande canteiro de obras, e a busca de profissionais qualificados para trabalharem nas construções dos grandes estádios e na manutenção dos mesmos é enorme. Dessa forma, basta analisar se a quantidade de engenheiros civis é suficiente para atender essa demanda, levando em consideração a realidade vivida hoje no Brasil, como a escassez de Engenheiros Civis, de acordo com vários artigos, como a publicação da revista Época em 23/02/2011, afirmando que a falta de engenheiros no Brasil pode causar os atrasos da copa e dos outros programas do governo, como, Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e Minha Casa Minha vida, o que pode trazer conseqüências para a economia brasileira, e para solucionar esses problemas rapidamente, uma das idéias foi à formação técnica para engenheiros, mas essa idéia não foi aceita por todos.

1. DESAFIOS PARA SEDIAR A COPA DO MUNDO NO BRASIL EM 2014

       Não podemos negar que a decisão de recebermos a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, trouxe muitas oportunidades, aumento da demanda na área da construção civil, e na economia brasileira entre outros. O que não se pode esquecer é que para atender essa demanda, são necessários vários os fatores que o Brasil precisaria inovar, ou até mesmo o país deverá pensar em várias soluções para os problemas que serão enfrentados, como por exemplo:

 • Conclusão dos estádios no tempo correto, o que vai gerar escassez de mão de obra na construção civil, exigindo capacidade para entrega de serviços urgentes e feitos na hora.

 • Colapso dos aeroportos, os atrasos em vôos irão gerar uma multidão de pessoas que terão que esperar sem ter o que fazer, com fome e sede, e buscar a solução por transporte alternativo.

 • Atendimento de visitantes estrangeiros nas cidades sede, pessoas na cidade com pouco tempo e vontade de conhecer os principais pontos turísticos; a língua oficial será o inglês e do taxista ao cobrador de ônibus passando pelo balconista de lojas precisarão se comunicar com estes turistas; pessoas com fuso horário diferentes circulando 24 horas pela cidade; pessoas procurando os mais diversos serviços rápidos como costuram, lavanderia rápida, assistência técnica para produtos de última geração.

 • Transporte urbano, as pessoas precisarão se deslocar de um lado para outro, em dias de jogo o acesso restrito em uma grande área no entorno do estádio.

 • Comunicação e expressão, em 2014 milhares de pessoas ficarem procurando soluções para se comunicar com ferramentas que neste momento ainda nem foram lançadas no mercado, a busca constante por informações sobre a cidade, todos os serviços devem ser ofertados na internet e precisaremos de alguém que faça o site e divulgue na internet; as pessoas desejam se expressar chamado a atenção das câmeras das TVs, portanto procurarão fantasias e maquiagem diferentes.

 • Falta de mão de obra especializada, treinar pessoas pode custar muito para as empresas, mas sem treinamento as empresas podem perder muito dinheiro, portanto alguém terá que capacitar as pessoas para um atendimento com padrão mundial

 • Segurança, no Brasil não se pensas na segurança que é responsabilidade do Estado neste período teremos muitas festas, muita bebida e tietagem nos hotéis e centros de treinamento, alguns turistas estarão apenas de passagem pela cidade e precisarão guardar sua bagagem e documentos.

Observa-se que muitos problemas apresentados não possuem ainda uma solução, faltando apenas alguns anos para a copa, sem falar outros que não foram citados. O brasileiro deve usar dos seus conhecimentos de empreendedorismo, para garantir soluções e oportunidades para ganhar dinheiro, afinal à copa deve movimentar mais de 150 bilhões de reais nestes quatro anos.

1. A REALIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVL DOS ESTÁDIOS PARA COPA DO MUNDO DE 2014

         A construção desses estádios é a questão financeira, sendo assim, alguns estádios, como o de Curitiba e Porto Alegre estão enfrentando problemas em relação a isso, mas outro problema a ser discutido é a falta de engenheiros para atender a demanda necessária, isso preocupa o setor e reflete na necessidade de mudanças nas políticas educacionais.

         Hoje o Brasil paga para um engenheiro o que ele não pagou nas décadas de 80 e 90, quando a profissão não era valorizada e também não havia estímulo para que os jovens fizessem o curso, já que a economia estava praticamente estagnada.

         Mas o fato é que hoje não existe a quantidade exigida de engenheiros qualificados, pois além da Copa do mundo que será sediada no Brasil, outras obras importantes acontecem paralelamente, como os programas do governo: Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e o programa Minha Casa minha vida, além da exploração de petróleo na camada pré-sal, e as olimpíadas de 2016. A Federação internacional de Futebol (FIFA) também tem se queixado dos atrasos nos projetos referentes à copa, e alguns estádios-sede, tiveram que ser projetados no exterior por causa da falta de engenheiros, o que torna vergonhoso para o Brasil, precisar de mão-de-obra exteriorizada, por não possuir profissionais qualificados, isso é comprovado cada vez mais quando comparado o número de engenheiros que são matriculados e os que se formam, no período de cinco anos, vários cursos já iniciaram com 50 alunos e se formaram apenas 5, isso é constante no curso de engenharia civil, vários alunos são desestimulados após reprovarem diversas vezes em disciplinas, na maioria das vezes a de cálculo, o que preocupa ainda mais em relação à escassez de profissionais na área.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (151.7 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com