TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTRUTURA DO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  10.743 Palavras (43 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 43

ESTRUTURA DO MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO E SUA IMPORTÂNCIA NA ECONOMIA

RESUMO

O presente trabalho tem o propósito de evidenciar o impacto que o Mercado Financeiro Nacional tem na economia brasileira partindo da ótica da inclusão e participação produtiva de toda sociedade incluindo em especial pessoas comuns que não tem um profundo envolvimento no mercado. A partir da observação das grandes dificuldades financeiras experimentadas pela população brasileira  principalmente no que se refere à má gestão do próprio orçamento pessoal, verificou-se a necessidade de esclarecer de maneira simples e clara a estrutura do mercado financeiro, as instituições participantes desse sistema, como funciona e as oportunidades que ele tem a oferecer às pessoas quando bem aproveitado, e por fim evidenciando sua importância na economia. Para atingir esse objetivo a abordagem desse trabalho teve como base o estudo de literaturas técnicas e conceituais. A proposta é facilitar uma compreensão do ponto de vista simples, mostrando primeiramente a notoriedade de conhecer o mercado, sua história e sua estrutura atual. Em seguida  a abordagem se baseia na ideia da participação produtiva por parte da sociedade nesse mercado, com aumento do fluxo financeiro que venha a trazer o aquecimento da economia. Em países com a economia aquecida observa-se uma maior oferta de empregos e melhores condições de preços nos produtos e serviços, observa-se também que nesses casos o mercado financeiro é extremamente pujante com um grande fluxo de investimentos e captação de recursos com grande parte da  sociedade participando do mercado, por exemplo através de aquisições de ações de empresas nas bolsas de valores. No entanto aqui no Brasil essa realidade está distante, temos um mercado financeiro bem estruturado, no entanto voltado mais para grandes empresas e atendendo mais o grande investidor e o capital estrangeiro, deixando de fora o investidor doméstico. Com tudo, a influência que o mercado financeiro tem no dia a dia, tanto de pessoas comuns como em empresas e no governo é muito grande, é de suma importância que se tenha uma melhor compreensão de suas funcionalidades, conhecendo seus riscos e oportunidades. Conclui-se que é de suma importância a participação da sociedade de forma produtiva no mercado financeiro através de investimentos e captação de recursos e não somente como pegadores de empréstimos e pagadores de contas. Quanto mais as pessoas conhecerem o mercado financeiro seja através de educação financeira ou de programas de desburocratização por parte do governo facilitando e incentivando a participação de todos, nossa sociedade terá pessoas adultas bem mais lucidas e preparadas para contribuir com o crescimento e desenvolvimento econômico.

Palavras-Chave: Sistema. Mercado. Financeiro

1 INTRODUÇÃO

O Mercado Financeiro Brasileiro como qualquer outro no mundo é o principal responsável pelo fluxo monetário da economia. É através dele que as principais transações financeiras são executadas, desde simples pagamentos com cartões de créditos à enormes transações em bolsa de valores. É preciso conhecer os conceitos fundamentais e básicos do mercado financeiro para compreender seu impacto na economia através dos investimentos e captação de recursos financeiros que impactam diretamente na manutenção, crescimento e desenvolvimento da economia. Modelos de propostas inclusivas que façam com que a população participe de forma mais ativa do mercado financeiro traria benefícios sem precedentes à economia do País. Ao tomar como exemplo os países desenvolvidos, observa-se que o bom uso da poupança pelas pessoas e famílias pode-se promover investimentos, fazendo com que se tenha uma eficiente circulação de dinheiro,  corroborando para um eficiente fluxo econômico gerando melhores oportunidades de negócios, empregos, renda e qualidade de vida,  e todo esse processo acontece via mercado financeiro, com isso é observado tamanha necessidade de conhece-lo.

No Brasil o mercado financeiro vem sendo atualizado regularmente desde sua criação. As principais mudanças aconteceram por volta dos anos sessenta no governo militar com a introdução de diversas legislações criando boa parte dos órgãos que regulamentam o sistema financeiro nacional até os dias de hoje como o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários. Depois com a globalização dos mercados através da tecnologia de softwares e internet houve o aperfeiçoamento de todo o sistema financeiro nacional, proporcionando operações mais eficientes, por meio de uma melhor estruturação das formas de transação, visando a segurança e transparência das negociações.

Com tudo há alguns problemas que impedem uma participação produtiva por parte da sociedade no mercado financeiro. Mesmo que por meio dele haja diversas oportunidades de investimentos para uma melhor manutenção da poupança e alternativas de financiamento às pessoas e empresas, o mesmo é composto de muitas particularidades complexas com muitas regras difíceis de entender tanto por parte do cidadão comum e até gestores de empresas. O sistema do mercado financeiro é muito complexo, trazendo em muitos casos mais dúvidas e riscos do que soluções.

Outro grande problema observado é a falta de conhecimento básico por grande parte da sociedade por um motivo claro que é a ausência da educação financeira. No campo da educação pouco é ensinado sobre educação financeira fazendo com que muitas pessoas experimentem grandes problemas financeiros tanto em suas vidas particulares como na gestão em empresas influenciando negativamente na saúde financeira e econômica do País.  

A falta de conhecimento em finanças tem sido um grande empecilho para a prosperidade nos negócios e na vida pessoal das pessoas. Muitas pessoas e até mesmo empresários e gestores de empresas no Brasil não tem os conhecimentos necessários para gerir com segurança suas vidas e seus negócios, desconhecendo até mesmo boa parte dos produtos financeiros que os bancos oferecem por exemplo. Como pode então a economia de um País crescer e evoluir se grande parte da sociedade não participa do mercado financeiro de forma produtiva.    

O objetivo desse trabalho visa mostrar a necessidade de conhecer e compreender o mercado financeiro nacional e a influência que ele tem na economia. A abordagem apresentada gira em torno de como o mercado financeiro e seu sistema é estruturado, sua complexidade, hierarquia e para que existe e a sua relação com o tão desejado desenvolvimento econômico do País.

Esse trabalho teve como base leituras em literatura específica sobre o tema, focado em bases textuais principalmente em livros e artigos de autores especialistas na área, como também em sites específicos sobre o assunto. O desenvolvimento será divido em duas partes, na primeira parte será apresentado um pequeno resumo da história do mercado financeiro e suas principais mudanças ao longo dos anos chegando até os dias de hoje mostrando sua estrutura e os principais agentes que participam de forma ativa no seu funcionamento. A outra parte do trabalho aborda a necessidade de compreender o mercado financeiro e o impacto positivo que ele pode proporcionar na economia, tanto na esfera corporativa quanto na esfera individual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (73.3 Kb)   pdf (319 Kb)   docx (111.1 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com