TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura do mercado financeiro

Seminário: Estrutura do mercado financeiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2014  •  Seminário  •  1.016 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

O Mercado financeiro faz a ligação entre as pessoas ou empresas que têm dinheiro e as pessoas ou empresas que precisam de dinheiro. Para que isto ocorra é preciso um intermediário - os bancos. O mercado financeiro leva o dinheiro de quem tem para quem não tem, cobrando uma taxa que chamamos juros.

q O MERCADO FINANCEIRO É DIVIDIDO EM:

o Mercado de Crédito: cuida dos empréstimos bancários. Quando você paga juros para um banco significa que o banco lhe emprestou dinheiro, ou seja, investiu em você. Isto pode ocorrer quando você usa o cheque especial, desconta duplicatas, desconta cheques, faz um financiamento, etc.

Mercado de Câmbio: cuida da relação justa entre as moedas dos países. Muitos países adotaram o dólar para comparar com a sua moeda.

Mercado de Capitais: refere-se às empresas que têm Capital Aberto, que são as Sociedades Anônimas.

Mercado Monetário: Controla a liquidez monetária da economia.O mercado monetário visa ao controle da liquidez monetária da economia, sendo os títulos públicos os papéis mais negociados neste mercado.

É o conjunto de instituições que possibilitam a transferência de recursos dos ofertadores para os tomadores, sendo composto por órgãos normativos, fiscalizadores e intermediários/auxiliares financeiros, sendo regulamentado pela Lei de Reforma Bancária no. 4595 de 31/12/64, conforme seu Art.17.

1) Explique o que é, como se dividem e quais são as principais características de cada uma das Políticas Econômicas Brasileira.

R: A política econômica consiste no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir determinadas finalidades relacionadas com a situação econômica de um país, uma região ou um conjunto de países. Estas ações são executadas pelos agentes de política econômica, a saber: nacionalmente, o Governo, o Banco Central e o Parlamento e internacionalmente por órgãos como, por exemplo, o FMI. Divididos em: política monetária, fiscal e cambial.

Os governos federal, estaduais e municipais: atuam em conjunto para a consolidação das políticas econômicas adotadas no país.

A política monetária: controla a quantidade de moeda em circulação no país.

A política cambial: regulamenta as operações de exportação e importação.

A política fiscal: determina as fontes de arrecadação e os gastos públicos brasileiros.

2) Explique a importância do equilíbrio entre as políticas monetária, fiscal, cambial e de rendas na economia brasileira.

R: A disponibilidade de moeda é fundamental para esse equilíbrio. Neste sentido, uma das principais preocupações e atuações da equipe econômica do Governo e, principalmente, do Banco Central do Brasil, é o controle da variação dos níveis de preços da economia como um todo. E para esse controle, o Governo utiliza as políticas econômicas com a principal finalidade de controlar a disponibilidade de moeda em poder do público e equilibrar o nível de atividade (produção) da economia.

3) Qual o principal objetivo da política monetária, executada pelo BACEN? R: O controle da Política Monetária brasileira é realizado através das diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN) e das ações do Banco Central do Brasil (Bacen). Quando o país pratica uma política monetária restritiva, diminui a quantidade de moeda em circulação ou a mantém estável, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços. Entretanto, na prática de uma política expansionista, a quantidade de dinheiro em circulação é aumentada, visando aquecer a demanda e estimular o crescimento econômico. Por meio de instrumentos financeiros, as autoridades econômicas controlam a situação de acordo com o momento que o país enfrenta, tendo como principal preocupação manter os níveis inflação em baixa, possibilitando a estabilidade da economia e o desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com